SemanaFarroupilha 2017A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) abre, na próxima quarta (23) e quinta-feira (24), inscrições para piquetes interessados em uma vaga remanescente para montar galpões durante a Semana Farroupilha de Esteio. O espaço não foi ocupado pelas inscrições realizadas de 25 de julho a 4 de agosto. O sorteio da vaga será no dia 25 de agosto, às 16h, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900).

Os responsáveis pelas agremiações tradicionalistas devem solicitar o espaço na Casa de Cultura, das 14h às 18h. Para se inscrever, é preciso apresentar projeto cultural para acolhimento das escolas de Esteio e cidades vizinhas que visitam o acampamento durante os oito dias de evento, que ocorre de 13 a 20 de setembro nos pavilhões do Artesanato, da Agricultura Familiar e Internacional do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Com tema livre, os trabalhos devem abordar os costumes e tradições gaúchas, memória e história do Rio Grande do Sul e de Esteio. Entre as atividades possíveis, estão oficinas, palestras, exposições e demonstrações, entre outros. Além disso, o responsável pelo piquete deve solicitar o espaço por escrito e anexar documentação (veja abaixo).

A SMCEL, responsável pela programação, está prevendo 88 espaços para montagem dos piquetes de Esteio.

A Semana Farroupilha de Esteio é promovida pela SMCEL, com apoio da Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe) e CTGs Chama Nativa, Quero-Quero, Independência Gaúcha e Esteio da Tradição. A programação completa está sendo definida. O evento de 2017 receberá R$ 100 mil do Ministério da Cultura, via emenda parlamentar.


Inscrições para piquetes na Semana Farroupilha – vaga remanescente
Quando: Quarta (23) e quinta-feira (24), das 14h às 18h
Onde: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Documentação:
- Comprovante de residência – endereço do responsável pelo piquete
- Cópia de RG e CPF do responsável pelo piquete
- Telefone, e-mail para contato
- Projeto cultural para acolhimento de alunos das escolas, com tema livre, voltado aos costumes e tradições gaúchas, memória e história do Estado do Rio Grande do Sul e da cidade de Esteio (oficinas, palestras, exposições, demonstrações)
- Os piquetes que possuírem motor home devem informar por escrito


Veja aqui o edital completo com regulamento do acampamento