20170926 JeanMonteiro PrimeiraEntregaEsteioMaisVerde abre
Fotos: Jean Monteiro
Transformar Esteio em uma cidade mais arborizada e bela. É com esta ideia que o programa “Esteio Mais Verde”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou a primeira doação de mudas para moradores da cidade. O casal Adriano e Cláudia Pozzebon receberam do prefeito Leonardo Pascoal e da secretária municipal do Meio Ambiente, Sabrina Reis, duas mudas de Aroeira Periquita e Araçá, árvores nativas do Estado. Ao todo, são 50 mudas disponíveis no Viveiro Municipal de Esteio.

O estímulo para as filhas em relação aos cuidados com o meio ambiente fizeram com que Cláudia e Adriano realizassem a solicitação das plantas. “É muito importante que as crianças possam crescer tendo contato com a natureza, mesmo que de forma simples. Minhas filhas estudam na Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Sibila e lá recebem a aulas sobre cuidados com a mãe natureza e sobre reciclagem”, afirmou Adriana. Ela ainda comentou sobre outro motivo para pedir a doação das plantas: “Moro aqui há 35 anos e em 2015 sofremos com as enchentes. Desde então estamos reconstruindo tudo. Estas árvores vêm para transformar a nossa casa.

O prefeito agradeceu ao casal pela participação no programa e comemorou a primeira entrega. “É muito bom ter vocês como os primeiros a receberem as mudas. Isto mostra que os moradores também querem a cidade mais bonita. Que vocês aproveitem a sombra e os frutos que estas árvores darão a vocês, e as crianças possam aproveitar”, comentou Pascoal.

A titular da SMMA, Sabrina comentou sobre a importância do programa para a cidade. “O programa visa trazer um ambiente mais agradável para o município de Esteio, pois as árvores desempenham um papel importante na manutenção da umidade e purificação do ar, geram frutos, flores, servindo de abrigo para pequena fauna e embelezando, dessa forma, o nosso município”, disse Sabrina.

O programa Esteio Mais Verde já recebeu mais de 20 solicitações desde seu lançamento, no dia 14 de setembro. A SMMA conta com 5 mil mudas de mais de 50 espécies nativas do Rio Grande do Sul. Para receber uma ou duas mudas, o cidadão precisa fazer a solicitação na Ouvidoria da Prefeitura, pelo número 0800-541-0400, ou ir até a Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h.


Esteio Mais Verde
Como receber a doação de mudas: Ligar para ouvidoria da Prefeitura (0800-541-0400) ou solicitar pessoalmente
Horário: Das 12h30min às 18h, de segunda a sexta-feira
Local: Na Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)

Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1