20171010 EduardoBarattoLeonardi InstalacaoReguasArroios abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) está instalando réguas em arroios e canais de Esteio. Elas ficarão de forma permanente nos locais para a verificação do nível da água. Nesta terça-feira (10), as estruturas foram colocadas no encontro entre os arroios Esteio e Sapucaia, próximo a bacia de contenção; no Arroio Esteio, nas proximidades do acesso ao Município pela BR-448; e no Bairro Três Marias, no final da Avenida Luiz Pasteur.

 

As demais, que devem ser instaladas ainda esta semana, ficarão no final da Rua 1º de Março, Parque Primavera; no final da Av. Luiz Pasteur, no Bairro Três Marias; no Arroio Esteio, próximo às galerias sob a Av. Presidente Vargas; nas proximidades da ponte Enéas Teredo Buscari; e na foz do Arroio Sapucaia junto ao Rio dos Sinos. Estes pontos foram escolhidos por serem mais críticos quanto a riscos de cheias ou por permitirem acesso mais fácil às equipes que farão a verificação dos medidores.

 

Os equipamentos foram confeccionados e montados pela equipe da SMOSU. Eles são georreferenciados (com medidas em relação ao nível do mar) e têm 4m ou 5m de altura. As diferentes cores auxiliam na visualização e na identificação de potenciais riscos para os moradores do entorno dos cursos d'água, agilizando, em caso de necessidade, a emissão de alertas à população.

 

Segundo o titular da SMOSU, Leomar Teichmann, o monitoramento das réguas será periódico, em conjunto à Defesa Civil Municipal. “Os dados permitirão a formação de um histórico sobre o nível das águas no Município, viabilizando o desenvolvimento de ações preventivas. Esta é a primeira vez que teremos essa possibilidade, pois, até agora, os dados sobre os níveis vinham de cidades vizinhas, como Sapucaia do Sul”, comentou. “Será uma importante ferramenta no combate às cheias. Por isso, contamos com o apoio da comunidade para a manutenção das réguas”, concluiu Leomar.

 

Réguas de monitoramento – locais

– Encontro entre os arroios Esteio e Sapucaia, próximo a bacia de contenção na Avenida Brasil;
– Arroio Esteio, nas proximidades do acesso ao Município pela BR-448
– Bairro Três Portos, no final da Avenida Luiz Pasteur.
– Final da Rua 1º de Março, Parque Primavera
– Final da Av. Luiz Pasteur, Bairro Três Marias
– Arroio Esteio, próximo às galerias sob a Av. Presidente Vargas
– Arroio Sapucaia, nas proximidades da ponte Enéas Teredo Buscari
– Na foz do Arroio Sapucaia junto ao Rio dos Sinos

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1