20171011 JeanMonteiro OficinaBrinquedosVilaPedreira abre
Fotos: Jean Monteiro
Nem a chuva fez a garotada faltar à reunião da Rede Municipal de Educação Ambiental de Esteio (Remea), realizada na tarde desta quarta-feira (11) na Sede do Flamenguinho, na Vila Pedreira. Vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a Remea ensinou os pequenos moradores locais a produzir vários brinquedos com materiais recicláveis. Dar asas à imaginação das crianças para que possam criar seus brinquedos como o que estiver disponível em casa, essa foi a ideia do encontro para celebrar o Dia das Crianças, na próxima quinta-feira (12).

Uma simples garrafinha de iogurte pode virar um boneco com braços e pernas de tampinha. Ou uma tampa de pote de sorvete, um tabuleiro para jogo da velha. Isso foi o que encantou as mais de 25 crianças. A pequena Katia Moreira, sete anos, foi uma delas e pôde pôr a mão na massa e ajudou a construir uma peteca com sacolas plásticas. “Gostei muito de poder fazer uma peteca. Sei brincar com ela e agora sei fazer”, comentou a estudante do segundo ano do Centro Municipal de Educação Básica Trindade.

O brinquedo que mais causou estranhamento e admiração das crianças foi bilboquê. Brinquedo tradicional da região do sul do Brasil, ganhou uma forma alternativa com metade de uma garrafa PET de 500ml, barbante e tampinhas. Isaque Lacerda, sete anos, pretende fazer outros. “Ele é bem difícil de brincar e a gente tem que ficar bem concentrado para conseguir brincar. Vou tentar fazer ele em casa”, disse.

Todo brinquedo confeccionado com material reciclável desperta nas crianças novos interesses, desenvolve grandiosamente a criatividade, mostrando as possibilidades de transformar objetos. Mas brincar com brinquedo reciclado não é apenas lazer, estimulação da criatividade ou outros aspectos relevantes na criança; é garantir que a criança cresça com noção das responsabilidades com o meio ambiente e aprenda importância dela em nossas vidas.

Coordenado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA) e Educação (SME), a Remea promove encontros mensais com o objetivo de integrar e articular os projetos e ações voltados à conservação, preservação e sustentabilidade ambiental desenvolvidos em Esteio. Algumas das pautas que serão discutidas durante o ano são questões ligadas ao descarte consciente de resíduos sólidos e bem-estar animal, além de ações de plantio de árvores e oficinas de brinquedos com material reciclável.



Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1