20180321 DjalmaCorreaPacheco ApuracaoCarnaval abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
A Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim Planalto é a campeã do Carnaval 2018 de Esteio. O troféu foi entregue à agremiação na noite desta quarta-feira (21) após a apuração das notas do desfile, realizada pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) em frente à Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. A Unidos do Viradouro ficou em segundo lugar e a SER Salgueiro ficou na terceira posição. Entre os blocos, o campeão foi o Tom do Samba, seguido de Aconchegarte e Mulheres em Marcha.

Antes da abertura dos envelopes com as notas recebidas no desfile do último sábado (17), o prefeito Leonardo Pascoal elogiou o trabalho da Liesbe e garantiu que a parceria com a entidade na organização do Carnaval será reforçada em 2018. “Apostamos num novo formato e em um outro espaço para os desfiles. Acredito que acertamos nas nossas decisões e ano que vem faremos o evento com um formato semelhante, mas ainda mais qualificado”, afirmou. Pascoal lembrou ainda que, como a Administração Municipal tem recursos finitos, é necessário buscar parceiros junto a empresas privadas e outras instituições. “Por isso, precisamos estar ainda mais organizados e esta tarefa deve ser compartilhada entre todos”, disse.

O prefeito sugeriu que se busque contato com os responsáveis pelos desfiles carnavalescos de cidades como Cruz Alta, Guaíba e Uruguaiana para compartilhar experiências e ajudar na evolução do Carnaval de Esteio. “Quero, por fim, agradecer a todos que trabalharam pelo evento e dizer que essa festa vai se consolidar para que Esteio seja uma cidade com mais cultura para todos os segmentos. O Carnaval 2018 foi uma grande vitória coletiva e tenho certeza de que o de 2019 não será diferente”, ressaltou.

Também participaram da apuração, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, o presidente da Liesbe, Glênio Caetano, e o produtor cultural Neno Baz, que fez o projeto para captação de recursos para o desfile de Carnaval.


Campeã homenageou Mosteiro Lobato
Os desfiles do Carnaval foram realizados no último sábado (17) no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Cada escola de samba foi avaliada em sete quesitos diferentes: Bateria, Fantasia, Harmonia, Samba-enredo, Tema-enredo, Mestre-sala e Porta-bandeira e Evolução. A campeã Mocidade, nas cores amarelo, azul e branco, apresentou como enredo “Monteiro Lobato e a Mocidade Pintam o Sítio do Pica-Pau Amarelo”. A Viradouro trouxe os quatro elementos da natureza com o tema “Da Criação à Preservação, o Cajado e os Quatro Elementos”, e a Salgueiro mostrou o “Nosso País de Norte a Sul, Viajando Pelas Lendas do Norte até Chegar às Prendas do Sul”.

Entre os blocos, foram avaliados os quesitos Samba, Criatividade e Evolução.


Resultados do Carnaval*
Escolas de samba
1º lugar – Mocidade Independente do Jardim Planalto – 69,6 pontos
2º lugar – Sociedade Beneficente Esportiva e Carnavalesca Unidos do Viradouro – 67,9 pontos
3º lugar - Sociedade Esportiva e Recreativa Salgueiro – 67,4 pontos

Blocos carvavalescos
1º lugar – Tom do Samba – 208,5 pontos
2º lugar – Aconchegarte – 196,3 pontos
3º lugar – Mulheres em Marcha – 167,6 pontos
Entre as escolas de samba, cada um dos sete avaliadores foi responsável por um quesito, tendo como nota máxima possível 70 pontos. Entre os blocos, cada um dos sete avaliadores deu nota para os três quesitos, sendo a nota máxima possível 210 pontos

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1