20180516 JeanMonteiro CineSescPracaJuventude abre
Fotod: Jean Monteiro
A comunidade que vive no entorno da Praça da Juventude e alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Santo Inácio realizaram uma atividade cultural diferente das oferecidas no local. Na tarde desta quarta-feira (16), uma parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) e a Praça da Juventude preparou uma sessão de cinema para a exibição da animação “Asterix e Obelix e o Domínio dos Deuses”. A ação faz parte do programa CineSesc.

Mais do que apenas uma animação, o filme conta as aventuras da dupla de gauleses (povo que vivia na Gália, onde hoje se encontra França e partes da Bélgica e da Itália) que luta contra o poderoso Império Romano de Júlio César para defender seu povo e sua tradição. Para o professor de história do sexto ano do CMEB Santo Inácio, Tiago Klein, o filme traz uma didática importante em relação ao povo romano e às minorias europeias. “Este ano, eles aprenderão sobre a cultura romana e o império. A linguagem cinematográfica é uma ótima forma de aproximar as questões históricas desse povo. Além disso, traz a importante mensagem de resistência do Asterix e Obelix para manter sua comunidade”, disse.

O CineSesc prevê a exibição de filmes com uma programação diversificada a todos os públicos, contribuindo com a formação de plateias, aproximação com a linguagem do audiovisual e o desenvolvimento artístico-cultural. O programa é realizado em escolas, salas de cinema do Sesc, espaços culturais parceiros com infraestrutura adequada e ainda pode ser exibido em formato de cinema de rua, por meio de equipamentos de projeção e exibição fornecidos e operacionalizados pelo Sesc.


Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1