20180517 JessicaGerber ReuniaoEducacaoAmbientalProSinos abre
Fotos: Jéssica Gerber
O prefeito Leonardo Pascoal, junto à secretária municipal de Meio Ambiente (SMMA), Sabrina Reis e à coordenadora da Educação Ambiental, Daniela Tomaz, participaram, na manhã desta quinta-feira (17), de uma reunião com interlocutores de Educação Ambiental dos municípios que integram o Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). O encontro foi realizado no Centro de Educação Ambiental (CEA), como forma de conhecer a nova estrutura montada em Esteio para o ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade.

 

Pascoal ressaltou a importância desse novo espaço. “Ter um local de referência é estimulador. Sintam-se em casa, é um trabalho onde podemos compartilhar experiências”, comentou. A reunião discutiu o tema “Sensibilizando a Comunidade para a Coleta Seletiva”, com o Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA). Após a roda de conversa, os representantes visitaram o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). O próximo encontro será realizado em Sapucaia do Sul, com data a ser definida.

 

O Centro de Educação Ambiental de Esteio foi aberto em 27 de abril, no prédio da SMMA, no Parque Galvany Guedes. A estrutura conta com mobiliário sustentável, feito com o reaproveitamento de pneus, pallets, carretéis, caixotes, retalhos de tecidos e papel. Nos diferentes espaços, os visitantes podem ter contato com texturas, odores e sons da natureza. O Espaço Mundo oferece atividades como trilha ecosensorial (composta por galhos, cascas de arroz, folhas secas, areia da praia, sementes, serragem e palhas, provocando diferentes sensações para quem caminhar ou tocar nos materiais), jardim de cheiros, canto dos pássaros, jogos gigantes, área para oficinas, formações, cinema, biblioteca ambiental, ecobrinquedoteca e espaço temático de apresentação dos projetos realizados pelo Programa Permanente de Educação Ambiental.

 

A área externa tem área de convivência, sala de aula ao ar livre, composteira e minhocário, espiral de chás e cisternas. Além disso, serão feitas visitas orientadas ao Viveiro Municipal, onde são cultivadas mudas de árvores nativas para entrega à população e plantio na cidade, e também trilhas no Parque Galvany Guedes, para conhecer as espécies de plantas da região.

 

Escolas ou grupos interessados em conhecer o novo espaço podem entrar em contato com Daniela Tomaz, da SMMA, pelo número 3433-8180.

 

Centro de Educação Ambiental

Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Parque Galvany Guedes – Av. Porto Alegre, 505)

Agendamento de horários: contato com Daniela Tomaz pelo número (51)3433-8180

Atividades: Biblioteca, contação de histórias, videoteca, Espaço Sustentarte, trilha ecosensorial, cesto de tesouros naturais, jardim de cheiros, Sementes se Sente, canto dos pássaros, espaços temáticos de projetos da educação ambiental, jogos gigantes, área de convivência externa, espiral de chás, mini horta, composteiras, trilha no parque, entre outras

 

Texto: Jéssica Gerber

 

gallery1 gallery1 gallery1