20180608 AdrianoRosadaRocha AberturaJedes abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
O entusiasmo da garotada das redes de ensino municipal, estadual e particular de Esteio marcou a abertura da 25ª edição dos Jogos Estudantis de Esteio (Jedes), realizado na manhã desta sexta-feira (8) no Ginásio Municipal Edgar Piccioni. A cerimônia reuniu 16 das 25 escolas que participarão dos Jedes durante o ano de 2018.

O vice-prefeito Jaime da Rosa salientou o quanto a prática de esportes é importante. “É uma atividade que deve tornar-se um hábito diário, pois prioriza o desenvolvimento físico e mental. Além disso, os jogos serão uma ótima oportunidade para que vocês (alunos) possam se conhecer, pois este também é um momento de fraternidade e de conhecimento”, concluiu.

Os Jedes são promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e executados pela Diretoria de Esportes com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os secretários Rafael Figliero e Marcos Dal'Bó agradeceram aos estudantes envolvidos e desejaram sucesso nos jogos que serão realizados ao decorrer do ano.

As 16 delegações entraram separadamente na quadra segurando, cada uma, uma faixa com o nome das suas respectivas escolas. Prontamente em posição de sentido às bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Esteio, os estudantes e as autoridades cantaram o hino nacional.

A aluna Geovana Teixeira Vanzela, do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Oswaldo Aranha, representando todos os atletas presentes no Ginásio, realizou o juramento dos atletas. Em seguida, pequenas alunas das aulas de balé do Centro de Convivência Território de Paz, ministradas pela professora Milena Maculan, realizaram uma apresentação.

Participaram da abertura, também, o diretor de esportes da SMCEL, Jorge Elias; o chefe de Gabinete, Daniel Grassmann; e o o presidente da Câmara Municipal, Sandro Severo, com os vereadores, Felipe Costella, Fernanda Fernandes e Rute Pereira. A cerimônia foi finalizada com uma partida demonstrativa de vôlei disputada entre os professores das escolas participantes e as autoridades municipais. O time das autoridades venceu por 2 a 1.

Neste ano, os atletas das escolas públicas e particulares de Esteio vão se enfrentar em competições de Badminton, Voleibol, Futsal, Handebol, Futebol, Xadrez, Basquete e Atletismo (rústica), nos naipes masculino e feminino. Serão três categorias diferentes: mirim (nascidos de 2006 em diante), infantil (nascidos entre 2004 e 2005) e juvenil (nascidos entre 2002 e 2003).

As escolas foram convidadas, via e-mail, para participar ou, também, podem entrar em contato com a Diretoria Municipal de Esportes pelo telefone 3473-3326. A data de início das competições ainda está sendo definida. Para mais informações quanto as categorias, organização, inscrições, premiações, uniformes e disposições gerais.

Acesse o regulamento geral


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1