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Fotos:Jean Monteiro
No último sábado (16), a Prefeitura de Esteio completou dois meses de uso do Fiscale.Vc, aplicativo responsável pelo recebimento e organização de pedidos, reclamações, sugestões e elogios da população. Até o final da tarde desta terça-feira (19), foram recebidas 253 manifestações, feitas através de smartphones, número que representa 17,84% do total de toda a entrada de demandas da Administração Municipal nos últimos 65 dias (1.418 registradas via DisquEsteio, Gabinete Aberto, Prefeitura na Rua, contatos diretos, encaminhamentos da Câmara dos Vereadores e Fiscale.vc).

De acordo com o coordenador de Modernização da Prefeitura, Endrigo Claujan Thomas de Vargas, o aplicativo, além de facilitar o contato do morador de Esteio com a Administração Municipal, permite que os gestores tenham acesso rápido a todas as demandas registradas. “O Fiscale.vc possibilita, através de uma série de filtros, que façamos uma análise detalhada dos pedidos e das reclamações, agilizando o atendimento ao cidadão”, destaca.

O Fiscale.vc tem 429 usuários cadastrados em Esteio e outros 27 pendentes (faltando algum procedimento para validar o cadastro). Das 253 demandas recebidas pelos smartphones, 154 já foram atendidas (60,89%), percentual ligeiramente superior aos 57,79% de atendimento das demandas recebidas entre todas as formas de entrada. A meta da Secretaria Municipal de Administração (SMAD) é que 80% das reivindicações sejam atendidas até o final do ano.

Fácil e intuitivo
O passo a passo para utilizar o Fiscale.vc é simples. A primeira ação é instalar o aplicativo, depois de baixá-lo via Android e IOS nas lojas de aplicativo (Google Play e App Store). Depois, deve ser feito um rápido cadastro com dados pessoais e confirmar o registro via e-mail ou através de SMS. Após isso, é possível apontar os problemas da cidade, localizando, precisamente, o ponto onde a demanda precisa ser atendida.

Ao finalizar o registro da solicitação ou da colaboração, o setor responsável verifica se é possível atender a solicitação e a encaminha para a equipe encarregada de resolver o problema. No final do processo, a Ouvidoria confirma a realização do serviço e o cidadão qualifica o atendimento prestado. O sistema permite, ainda, que o prefeito Leonardo Pascoal e os secretários municipais possam, por exemplo, acompanhar em tempo real as demandas através do painel gestor do aplicativo.


Outras opções de contato
O Fiscale.vc é uma das formas de contato com a Prefeitura de Esteio. Os atendimentos convencionais de solicitações via telefone da Ouvidoria (0800-541-0400) e presencial (no prédio da Prefeitura) continuam sendo oferecidos.

Outra alternativa para levar demandas à Administração Pública é pelo Gabinete Aberto. Todas as segundas-feiras (exceto feriados), Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa também recebem os esteienses para uma conversa onde a população também pode entregar sugestões e pedidos. Para ser atendido, basta ir até a Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar) a partir das 14h. O atendimento é por ordem de chegada.

Outro modo de aproximação é o Prefeitura na Rua, programa criado para que os esteienses possam falar não só com prefeito e vice-prefeito, mas com todo o secretariado para apresentar pedidos e cobrar soluções para os problemas. Periodicamente, uma estrutura é instalada pela Administração Municipal em um bairro ou comunidade diferente.


Texto: Jean Monteiro e Djalma Pacheco

 

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