20180711 LucianaAbdur ReuniaoComiteSinosPracaCEU abre
Fotos: Luciana Abdur
O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) sediou, na manhã desta quarta-feira (11), a reunião mensal do VerdeSinos, programa permanente de educação ambiental coordenado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos). Na reunião, foram apresentadas práticas socioambientais já desenvolvidas em Esteio desde o início da atual gestão.

Quinze municípios integrantes do Comitesinos participaram do encontro. De acordo com a secretária do Comitê, Débora Cristina da Silva, o VerdeSinos é realizado desde 2007. “Cada município tem uma equipe local, que identifica propriedades rurais que possuem potencial para fazer adesão. As ações vão desde pequenas obras de saneamento, como colocação de cisternas, composteiras e esterqueiras, o que serve como experiência de Educação Ambiental”, explicou. Débora destacou, ainda, que as reuniões são importantes para que cada município possa conhecer a realidade dos demais. “O objetivo destes encontros é a troca de experiências, às vezes a solução adotado em um lugar já serve de exemplo para outro”, concluiu.

Representando o município de Esteio, a coordenadora do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Iara Pacheco, foi a responsável por apresentar ao público as melhorias ambientais conquistadas em Esteio. “O destaque maior foi para o ponto de descarte instalado na Avenida Brasil, próximo ao CEU. Desde a colocação dos containeres, os moradores passaram a deixar de descartar o lixo nas margens do arroio e preservar mais a imagem do bairro”, disse.

Durante a tarde, as equipes irão à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), onde conhecerão o Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) e programarão a participação do projeto na Expointer 2018. As reuniões ordinárias do Comitesinos ocorrem uma vez por mês e reúnem os representantes dos municípios que recebem águas da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.


Texto: Luciana Abdur

gallery1