Mixed Selection

Femuci2018 800As inscrições de projetos para apresentação na 27ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) serão encerradas na próxima segunda-feira (20). Estão aptos a participar estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares do Município. O tradicional evento esteiense ocorrerá entre 4 e 6 de setembro, no ginásio do Colégio La Salle Esteio.

Mais informações sobre a feira, que é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Fundação Liberato Salzano, estão disponíveis no regulamento do evento (clique aqui para acessar). A abertura oficial está agendada para o dia 5, às 10h. O público em geral poderá visitar a Femuci nos dias 5 (8h15min ao meio-dia/13h30min às 17h/18h30min às 20h) e 6 (8h15min ao meio-dia/13h30min às 15h30min).

A cerimônia de premiação ocorre no dia 6, a partir das 16h, com entrega de troféu para a escola e medalhas para alunos e professores que ficarem com o primeiro lugar, e medalhas para alunos e professores com projetos em segundo e terceiro lugares. Todos os projetos expostos na Femuci receberão certificado de participação, assim como todos os projetos da categoria Educação Infantil receberão medalhas de participação.

Criação de novas categorias é uma das mudanças para a Femuci 2018
Uma das novidades da Femuci 2018 é a criação de uma nova categoria na mostra da Educação Básica. No lugar de Anos Iniciais e Anos Finais, a exposição de trabalhos será dividida em três grupos: 1º ao 3º ano (ciclo de alfabetização), 4º ao 6º ano e 7º ao 9º ano, se aproximando à nomenclatura de mostras científicas semelhantes realizadas no Estado e no país, como a Mostratec. As categorias Educação Infantil, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ação Integrada completam a feira.

Este ano, a SME optou por não instituir um tema para a feira, de forma a não restringir a liberdade dos alunos na elaboração dos projetos. Podem participar estudantes matriculados em escolas da rede de ensino pública ou privada do Município, com projetos que tenham sido selecionados em feiras internas das escolas ou indicados pelas instituições de ensino.
Projetos serão classificados para Mostratec Jr., Febrace e Multitec.

Quatro projetos da rede municipal de ensino de Esteio serão selecionados para exposição na Mostratec Júnior 2018, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo. Também serão abertas duas vagas para alunos do Ensino Médio participarem da Multitec 2019, que ocorre na cidade de Dois Irmãos. Já um projeto de alunos do 8º ou 9º ano da rede municipal será inscrito para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2019, em São Paulo.
Além disso, também estão previstas as premiações Destaque da Comunidade (por votação eletrônica durante a realização da Femuci), Destaque Ambiental, Wizard de Linguagens (concessão de uma bolsa integral de ensino de inglês na escola Wizard de Esteio, pelo período de um ano), Editora Projeto de Incentivo à Leitura (kit contendo cinco para os alunos e para o professor-orientador, além de um kit contendo vinte livros para a biblioteca da escola) e o Professor Destaque. Outras premiações poderão ser adicionadas até a realização da feira.


Femuci 2018
Inscrições de trabalhos
Até segunda-feira (20)

Categorias: Educação Infantil (Pré-escola), Ensino Fundamental (1º ao 3º ano), Ensino Fundamental (4º ao 6º ano), Ensino Fundamental (7º ao 9º ano), Ensino Médio, Programa Ação Integrada Adulto e Adolescente, Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Regulamento: clique aqui para acessar
Formulário de inscrição: clique aqui para acessar

Prêmio Professor Destaque
Formulário de inscrição: clique aqui para acessar

Exposição de trabalhos
Quando: de 4 a 6 de setembro (montagem de estandes a partir do dia 3)
Local: Ginásio do Colégio La Salle Esteio (Av. Padre Claret, 1690)

Programação*
3 de setembro
Durante todo o dia – Organização interna e montagem dos estandes

4 de setembro
13h30min – Reunião geral com todos os alunos e professores expositores
14h30min às 17h – Credenciamento e montagem dos estandes

5 de setembro
8h15min ao meio-dia – Exposição e avaliação dos trabalhos
10h – Abertura oficial da Femuci 2018
13h30min às 17h – Exposição e avaliação dos trabalhos
14h – Socialização de práticas pedagógicas concorrentes ao Prêmio Professor Destaque
17h às 18h – Intervalo – Bate-papo cultural
18h30min às 21h – Exposição e avaliação dos trabalhos

6 de setembro
8h15min ao meio-dia – Exposição e avaliação dos trabalhos
13h30min – Solenidade de encerramento da mostra de Educação Infantil
13h30min às 15h30min – Exposição e avaliação dos trabalhos
15h30min – Desmontagem dos estandes
16h – Cerimônia de premiação e encerramento da Femuci
*Programação sujeita a alterações