20181106 JeanMonteiro EquipeBancoSantanderVisitaPIISPracaJuventude abre
Fotos: Jean Monteiro
Representantes da agência do Banco Santander em Esteio foram até a Praça da Juventude, no fim da tarde desta terça-feira (7), conhecer de perto as atividades desenvolvidas no local pelo Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS). Lá, crianças e jovens com idades entre seis e 21 anos participam de atividades como psicomotricidade, musicalização e artes marciais. O PIIS foi inscrito no programa Amigo de Valor, desenvolvido pelo banco, para incentivar projetos sociais pelo país.

O gerente-geral do Santander na cidade, Marciano Possamai, ficou feliz em saber que há um projeto tão rico. “Vocês fazem um trabalho incrível aqui. Muito mais do que esporte ou atividades específicas, os participantes desenvolvem valores que lhes ajudam a seguir no rumo certo”, afirmou. Na sequência, Possamai, acompanhado de sua colega Fernanda Konrdorfer Anhaia, acompanharam as aulas de dança da professora Milena de Azevedo Maculan e de Jiu-Jitsu de Juliano Firpo.

Luan Pedroso, 17 anos, pratica a arte marcial há três anos. “Me tornei mais responsável com a prática do esporte. É uma oportunidade única vir aqui, muitas pessoas não tem condições de pagar para poder fazer as aulas de luta e, na oficina, tem a oportunidade de conhecer”, disse o morador do Bairro Santo Inácio.

O PIIS destina-se à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, fomentando o protagonismo de crianças e adolescentes. Com esse objetivo, promove oficinas socioeducativas para o desenvolvimento social e cultural da população infantojuvenil (seis anos a 21 anos). Para participar, é preciso ir até o local das oficinas com responsável e realizar a inscrição levando documentos de identificação e comprovante de residência. Atualmente, cerca de 240 crianças são atendidas pelo programa.

O Amigo de Valor é baseado no estímulo dos funcionários, estagiários, clientes e fornecedores a utilizarem o incentivo fiscal previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente para direcionar recursos do Imposto de Renda devido para projetos nas regiões do país. Esta é a primeira vez que um projeto de Esteio está participando. A previsão do banco é que os valores sejam repassados em dezembro, para serem aplicados em 2019.

Além da Praça da Juventude, o Centro de Formação Teresa Verzeri (Rua São Luís, 241 - Parque Amador), o Centro de Convivência Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 210 – Parque Primavera), o Centro de Artes e Esportes Unificados (final da Rua Rio Grande, junto ao Residencial Pôr-do-Sol) e o Flamenguinho Pedreira (Rua José Pedro Silveira, 404), são algumas estruturas que também recebem atividade do PIIS. Os interessados podem ir até os locais para conferir as opções de oficinas disponíveis.

 

Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1