20190618 EduardoBarattoLeonardi QualificacaoDocente abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
Professores da rede municipal pública matriculados em cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado já podem se candidatar ao incentivo financeiro de até 50% do valor da mensalidade que a Prefeitura de Esteio vai conceder através do Programa Municipal de Qualificação Docente. O edital, que prevê até R$ 100 mil em recursos neste semestre, foi divulgado durante o ato de lançamento do projeto, no início da noite desta terça-feira (18), pelo prefeito e secretário municipal de Educação interino, Leonardo Pascoal, que apresentou os principais pontos sobre como funcionará a seleção.

 

“Esperamos um bom volume de inscrições e estamos confiantes de que esse investimento dará resultado no processo de ensino e, por consequência, na qualidade do aprendizado dos nossos alunos”, apontou Pascoal.

 

As inscrições para concorrer às bolsas já estão abertas e vão até o dia 30 de junho. O interessado deverá ler o edital e preencher o formulário de inscrição, ambos disponíveis no site da Prefeitura de Esteio, colocando todas as informações solicitadas. Caso o candidato necessite computador com Internet para realizar sua inscrição, poderá agendar com o Polo Esteio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo fone 3473-0601 e comparecer no dia e hora agendada.

 

A organização e seleção dos bolsistas serão conduzidas por uma comissão formada por representantes indicados pelo Gabinete do Prefeito, pelas secretarias municipais de Educação e de Administração, pelo Polo UAB Esteio e pelo Conselho Municipal de Educação. O grupo avaliará se o inscrito atende os requisitos estabelecidos para concorrer ao incentivo, se a sua documentação está de acordo e adotará sete critérios, descritos no edital, para definir a ordem de classificação dos candidatos caso haja mais interessados do que recursos disponíveis. “Nossa ideia é utilizar todo o valor estipulado para este semestre”, destacou o prefeito. A publicação do resultado final está prevista para o dia 24 de julho (veja abaixo o cronograma).

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Euclides Castro, falou da alegia dos vereadores em contribuir aprovando o projeto no Legislativo. “Fico feliz com mais uma ação da Prefeitura para qualificar nossos professores e, na outra ponta, beneficiar os alunos da nossa rede de ensino”, disse. Ele foi acompanhado no evento pelos vereadores Felipe Costella, Fernanda Fernandes e Sandro Severo. Da Administração Municipal, também participaram do evento os secretários municipais de Administração, Adriano Coutinho, da Fazenda, Roberta Patuzzi, e de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Ouriques.

 

A iniciativa foi instituída pela Lei Municipal 7.200/2019. Ela destina-se, exclusivamente, aos profissionais do magistério público do Município de Esteio que exercem atividades de docência ou suporte pedagógico à docência, admitidos em cursos ministrados por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

 

Conforme a regulamentação, o incentivo será concedido por um período máximo de 18 meses (cursos de especialização), 24 meses (mestrado), 48 meses (doutorado e pós-doutorado) e 60 meses (graduação). Em todos os casos, o prazo poderá ser prorrogado por, no máximo, mais seis meses, a critério da Administração Municipal. Entre os requisitos para a adesão ao programa, o bolsista deverá apresentar compromisso de permanecer em atividade e vinculado à SME durante a realização do curso e ao Município de Esteio por, no mínimo, o dobro do período da concessão do benefício, após a data de sua conclusão. Há, ainda, regras que devem ser observadas e comprovantes a serem apresentados para não perder o direito ao benefício.

 

Programa Municipal de Qualificação Docente 

Inscrições: até 30 de junho

Publicação das inscrições homologadas – lista preliminar de inscritos: 8 de julho

Recurso das inscrições: 9 de julho

Resultado da homologação das inscrições – publicação da lista definitiva: 12 de julho

Publicação do resultado final contendo os profissionais selecionados: 18 de julho

Recurso contra o resultado final: 19 de julho

Publicação do resultado final pós-recurso: 24 de julho

 

Edital: clique aqui para acessar

Formulário de inscrição: clique aqui para acessar

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1 gallery1