20190628 IngridKasper LancamentoFemuci abre
Fotos: Ingrid Kasper
A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou, na manhã desta sexta-feira (28), no auditório da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Clodovino Soares, a 28ª Feira Municipal de Ciências e Ideias de Esteio (Femuci). A mostra de projetos científicos que desperta o interesse dos estudantes pela pesquisa e criatividade acontecerá entre 3 e 5 de setembro na quadra esportiva do Colégio La Salle Esteio (Av. Padre Claret, 1.690). Entre as novidades para este ano, estão a criação de um site do evento (www.esteio.rs.gov.br/femuci) e o credenciamento que permitirá a participação de alunos da rede esteiense em feiras de ciência no exterior.

 

“Esta é a primeira vez na história da Femuci que há essa possibilidade. A presença em uma feira no Paraguai está 100% confirmada, enquanto estamos em tratativas finais para participar de outro evento na Argentina. Essa será uma experiência muito valiosa tanto para os estudantes, quanto para os professores”, ressaltou o prefeito e secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal. Ele vê o desenvolvimento de um site para a Femuci como um avanço nas questões de transparência. “A página traz com clareza informações sobre período de inscrições, programação da feira, avaliação, premiação e credenciamento para outras feiras”, explicou.

 

As inscrições serão realizadas entre 5 e 19 de agosto via formulário online. O link será encaminhado por memorando e e-mail às escolas e divulgado no site da Prefeitura. 

 

A coordenadora da 28ª Femuci, Cristiane Gomes, destaca a amplitude do evento. “Em 2019, ainda se tem a ideia de que a Femuci é uma feira de ciências. Ela é uma feira de ciências e ideias, são as ideias que acabam virando projetos que transformam o mundo”, enfatizou. A professora ressaltou que o trabalho é contínuo. “A Femuci não é um evento que ocorre só em setembro, ela ocorre o ano inteiro, está em cada olhar dos nossos alunos, quando ele pensa em fazer pesquisa e o processo de planejamento que é realizado. A Femuci é pensada o ano inteiro”, afirmou.

 

Assim como nas edições anteriores, não será cobrado valor algum para a utilização do espaço do Colégio La Salle. O termo de cedência da área da escola para a realização da Femuci foi assinado no dia 12 de junho pelo prefeito Leonardo Pascoal e o diretor da instituição de ensino, Rafael Alexandre Zydeck.

 

A edição de 2018 teve 92 trabalhos em mostra, elaborados por alunos de 18 escolas municipais de educação básica (EMEBs), cinco escolas municipais de educação infantil (EMEIs), além de escolas da rede estadual e particular e uma escola convidada do Município de Portão. Graças a convênios com outras feiras, alunos esteienses puderam apresentar seus trabalhos em outras exposições, tanto em âmbito regional, como a Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo, como nacional, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo.

A Femuci tem como apoiadores a Wizard Esteio, Cólegio La Salle Esteio, Instituto Mix de Profissões, Real Rodovias, WTF! School, Escola Maker e a Editora Metamorfose.

 

28ª Feira Municipal de Ciências e Ideias de Esteio (Femuci)
Quando: De 3 a 5 de setembro
Inscrições: de 5 a 19 de agosto, via formulário online (link será disponibilizado próximo a data de abertura das inscrições)
Local da mostra: Quadra esportiva do Colégio La Salle de Esteio (Av. Padre Claret, 1.690)
Site do evento: www.esteio.rs.gov.br/femuci

 

Texto: Ingrid Kasper

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1