20190731 DjalmaCorreaPacheco ApresetacaoCondominioIndustrial abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
O prefeito Leonardo Pascoal apresentou, nesta quarta-feira (31), detalhes do Condomínio Industrial Esteio do Futuro em evento realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise). Pascoal falou sobre o projeto para empresários esteienses e deu detalhes do leilão que será realizado no dia 15 de agosto para a venda de lotes.

“Esse condomínio é materialização de algo que há muito tempo vinha sendo sonhado, mas que por muito tempo também foi objeto de muitas promessas vazias e da não apresentação de coisas concretas, realmente”, afirmou o prefeito, no início de sua apresentação. “Desde o primeiro momento quando a gente se propôs a apresentar uma proposta de um condomínio industrial, deixamos claro como seria feito, de que forma e quando seria feito. Hoje, pra nós é muito tranquilo vir aqui e dizer que temos duas datas pra esse processo, que é dia 15 de agosto o leilão e no dia 6 de setembro que é a data de licitação das obras de infraestrutura do loteamento”, destacou Pascoal. O prefeito afirmou, ainda, que a expectativa da Administração Municipal é iniciar as obras no no mês de outubro e entregar os lotes até o final do próximo ano.

Depois da fala inicial, Pascoal passou para a apresentação do loteamento industrial, uma área de mais de 33,8 mil m² a ser instalada na Avenida Celina Kroeff, 1070, atrás do Parque de Exposições Assis Brasil. O Condomínio é composto por 19 lotes, que ocupam 20,1 mil m². Cada terreno tem área média de 1.062m² e testada média de 29,72 m. O projeto prevê a construção de uma rua interna com 20 m de largura. Parte do espaço será mantido com áreas verdes, com 3,5 mil m² de reservas e 1,3 mil m² de área de preservação permanente.

Cada lote será vendido individualmente, com valor inicial de R$ 300/m². A venda está agendada para o dia 15 de agosto, a partir das 15h, no auditório da NS Leilões (Rua Dom Pedro, 548-A), em Esteio. A aquisição será limitada a, no máximo, dois lotes por CNPJ, e o pagamento será feito em 25% na entrada e saldo em até 11 parcelas mensais e consecutivas. Além dos lances presenciais, será possível fazer propostas online, pelo site da leiloeira (www.nsleiloes.lel.br), sendo necessário fazer um cadastro prévio. Os interessados poderão vistoriar as áreas a venda entre 10 e 15 de agosto, das 8h às 12h.

Mais detalhes podem ser acessados no edital do leilão. O documento traz a descrição das áreas, o valor mínimo aceitável por área e cópia da matrícula no Registro de Imóveis, assim como as orientações aos interessados em adquirir um terreno no local.

Uma das principais vantagens para a instalação de empresas no Esteio do Futuro é a localização do loteamento, distante 20 km de Porto Alegre. O transporte por via terrestre é facilitado pela ligação do Município com três importantes rodovias gaúchas (BR-116, BR-448 e RS-118), que permitem o acesso a outras regiões do Estado, do país e do Mercosul. A opção de cargas aéreas também é favorecida, uma vez que Esteio fica a 17 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Além disso, o setor industrial esteiense ficará localizado nos fundos do Parque de Exposições Assis Brasil, sede de uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer, e fica ao lado de um ramal ferroviário, operado pela Rumo Logística.

Ficará a cargo da Prefeitura a entrega dos lotes individualizados e a execução da infraestrutura. Estão previstas a terraplanagem dos lotes, pavimentação da rua interna do loteamento, rede de drenagem, sinalização viária, sistema de abastecimento de água, rede coletora de esgoto sanitário, rede de distribuição de energia e iluminação pública e arborização dos passeios e da área verde.


Mobilização
Antes da apresentação do prefeito, o Condomínio Industrial recebeu elogios do presidente da Acise, Longuinho Musikante, e do vereador Sandro Severo, que representou a Câmara Municipal no evento. Sandro lembrou da mobilização dos empresários esteienses pelo Loteamento, liderados pela Acise, e que acompanhou todo o desdobramento do projeto quando era participante da entidade. “Esse é um momento histórico para Esteio. Finalmente vamos ter um parque industrial para incentivar o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade”, afirmou.

Também falou na abertura o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlraush. O titular da SMDUH também destacou o projeto, que foi construído em etapas, e vai “transformar a realidade e trazer mais desenvolvimento para a cidade”. O secretário também fez uma apresentação das ações que estão sendo tomadas na cidade para evitar alagamentos na cidade, a partir do Plano de Manejo de Águas Pluviais e das ações de drenagem que estão sendo executadas, inclusive em projetos particulares novos.


Leilão de lotes do Condomínio Industrial Esteio do Futuro
Quando: 15 de agosto, 15h
Local do pregão presencial: NS Leilões (Rua Dom Pedro, 548-A – Centro – Esteio)
Lances online e outros detalhes: www.nsleiloes.lel.br
Edital do leilão: Clique aqui para acessar
Valor inicial: R$ 300/m2 (aquisição limitada a, no máximo, dois lotes por CNPJ)
Condições de pagamento: À vista ou parcelado
Parcelamento: Pagamento de 25% na entrada (em até dois dias úteis após o leilão) e saldo em até 11 parcelas mensais e consecutivas, corrigidas pelo IGPM
No leilão presencial, é necessário entregar à leiloeira, a título de sinal, cheque no valor equivalente a 5% do lance ofertado. A comissão da arrematação (5%) deverá ser paga à vista, diretamente à leiloeira, em dinheiro, cheque ou transação eletrônica durante a sessão do leilão (valor não incluso no lance devido)


Documentação necessária para participar do leilão (restrito a pessoas jurídicas)
- Cópia do estatuto, ato constitutivo ou do contrato social e suas alterações em vigor
- RG/CPF do representante
- Procuração (quando for o caso)
- Instrumento de procuração (se for o caso), com firma reconhecida em cartório, do sócio-gerente ou titular da empresa, outorgando os mais amplos poderes, inclusive para interpor recursos, quando cabíveis, transigir, desistir, assinar atas e documentos, devendo a pessoa a quem foi delegado o direito de representação portar documento de identificação oficial com foto.

 

Condomínio Industrial Esteio do Futuro
Local: Av. Celina Kroeff, 1.070, atrás do Parque de Exposições Assis Brasil
Área total: 33,8 mil m2
Registro de Imóveis de Esteio: Matrícula 2870
Instituído pela Lei Municipal no 7.029/2018

Estrutura
- 19 lotes
- Área média por lote: 1.062m2
- Testada média por lote: 29,72 m
- Construção de rua interna com 20m de largura
- 3,5 mil m2 de reservas de áreas verdes e 1,3 mil m2 de área de preservação permanente

Vantagens
- Distante 20 km de Porto Alegre
- Ao lado do trevo de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) e com fácil acesso a outras importantes rodovias gaúchas, como a BR-116 e a RS-118, que ligam a cidade a outras regiões do Estado, do país e do Mercosul
- Distante 17 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho
- Situado nos fundos do Parque de Exposições Assis Brasil, sede de uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer
- Ao lado de um ramal ferroviário
- Proximidade da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e de diferentes pools de empresas distribuidoras de petróleo
- Rede de gás natural de alta pressão da Sulgás
- Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e à Geração de Empregos
- Possibilidade de otimização de custos operacionais

Ações sob responsabilidade da Prefeitura
- Entrega dos lotes individualizados
- Terraplanagem dos lotes
- Pavimentação da rua interna do Condomínio Industrial
- Rede de drenagem
- Sinalização viária
- Sistema de abastecimento de água
- Rede coletora de esgoto sanitário
- Rede de distribuição de energia
- Iluminação da via
- Arborização dos passeios e da área verde

Obrigações mínimas do adquirente
- Apresentar planta baixa ou croqui do empreendimento no prazo de até 60 dias após a homologação da licitação
- Iniciar as atividades do empreendimento no prazo máximo de 24 meses após a entrega do(s) lote(s)
- É vedada aos adquirentes a comercialização e transmissão dos lotes, no prazo de cinco anos a partir do recebimento dos mesmos
- As despesas de transferência e demais encargos correrão por conta dos adquirentes.
- É proibido ao arrematante vencedor, ceder, permutar, vender ou de alguma forma negociar o(s) seu(s) lote(s) o(s) bens(s) que dele(s) faz(em) parte antes do pagamento e da extração da Ordem de Retirada

Acesse aqui a apresentação

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1