20190823 IngridKasper AtividadeApaeGinasioSemanaPessoaDeficiencia abre
Fotos: Ingrid Kasper e Eduardo Baratto Leonardi
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Esteio realizou uma manhã de atividades no Ginásio Municipal Edgar Piccioni nesta sexta-feira (23), como parte da programação da 7ª Semana da Pessoa com Deficiência. Com o apoio da Academia Centro Físico de Esteio, foram realizadas partidas de futebol e de handebol, além de uma aula de dança.

 

Fernanda Girardi, diretora da Apae Esteio, afirma que a inciativa faz com que a comunidade tenha contato com os alunos da instituição e com a sua realidade. “Todas as atividades realizadas aqui foram sugeridas pelos alunos, para que todos pudessem participar. A ideia é que as pessoas possam ter contato com os alunos. Nós não queremos falar deles, ou por eles, mas estar junto deles para que eles tenham seu espaço de fala”, disse.

 

Sine promove Dia D de atendimento preferencial 

A agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e Sistema Nacional de Empregos (FGTAS/Sine) de Esteio, localizada dentro da Prefeitura Municipal, promoveu nesta sexta-feira (23), mais uma ação do Dia D de atendimento preferencial. Como parte da 7ª Semana da Pessoa com Deficiência, a ação envolveu alunos Escola Estadual Especial Padre Réus e teve como objetivo orientar alunos com deficiência auditiva na busca pelo emprego.

 

A coordenadora da agência, Suellen Pereira, afirma que a intenção é a de orientar os alunos para lidarem melhor com o universo do mercado de trabalho. “Falamos sobre entrevista e currículo e abrimos o espaço para que eles esclareçam suas dúvidas”, explicou.

 

Pascoal fala em união entre entidades com ações para pessoas com deficiência

Ainda nas ações da Semana, o prefeito Leonardo Pascoal participou, na noite da quarta-feira (21), da balada noturna “Se eles dançam, eu danço”, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Esteio. Além dos alunos da instituição, também vieram para a festa turmas das Apaes de Sapucaia do Sul, de Canoas e de Porto Alegre que aproveitaram a noite para dançar ao som de um DJ e se divertir.

 

Em sua fala, o prefeito destacou a necessidade de união entre as instituições que prestam auxílio a pessoas com deficiência (PcD). “É preciso trabalhar em conjunto, estar afinado para conversar alternativas de modo a qualificar os serviços, sem desejar que a entidade A, B ou C tenha mais destaque”, apontou. Ele comentou sobre as políticas no Município voltadas às pessoas com deficiência. “Temos ações e projetos, como o Dia D de atendimento na agência da FGTAS/Sine e o de melhoria da acessibilidade, com o objetivo não de dar privilégios, mas permitir que PcDs tenham as mesmas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e de circulação nas ruas, por exemplo. Na Educação, a mudança que levou à criação do Serviço Municipal de Educação Especial e Inclusiva ampliou o público atendido pelo órgão e, no ano que vem, as escolas da rede municipal terão Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo. Queremos que Esteio seja uma cidade cada vez mais inclusiva”, explicou Pascoal, tendo ao lado a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roberta de Souza, e a diretora da Apae Esteio, Fernanda Girardi. Também participaram do evento os secretários municipais de Administração, Adriano Coutinho, e de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero.

 

A Semana da Pessoa com Deficiência tem como tema “Inclusão é Atitude”. A atividade é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) e de Educação (SME), e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede). Palestras, seminários, rodas de conversa e ações nas escolas municipais são algumas das atividades previstas na programação.

 

Texto: Ingrid Kasper e Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1

gallery2 gallery2 gallery2

gallery3 gallery3 gallery3
gallery3 gallery3 gallery3
gallery3 gallery3 gallery3
gallery3 gallery3 gallery3