20191028 DjalmaCorreaPacheco PremiacaoFuncionarioDestaque abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
O Salão Nobre da Prefeitura ficou cheio no final da tarde desta segunda-feira (28), Dia do Servidor Público, para a divulgação dos vencedores do Prêmio Funcionário Destaque 2019, concurso realizado pela Administração Municipal para valorização de funcionários públicos de Esteio que se destacaram com projetos voltados à sociedade. Os finalistas foram escolhidos por uma banca formada por profissionais externos à Prefeitura e os campeões (veja abaixo), definidos através de voto aberto, pela Internet.

Antes da divulgação dos premiados, o prefeito Leonardo Pascoal ressaltou a importância do Prêmio e frisou que todo o processo foi feito de maneira transparente. Pascoal lembrou que a entrega foi num dia especial e agradeceu ao empenho dos funcionários públicos. “Hoje é um dia dedicado a congratular a todos aqueles que se dedicam à missão de atender à sociedade, uma missão desafiadora a todos nós”, afirmou. O prefeito aproveitou para parabenizar a equipe da Secretaria Municipal da Administração (SMAD) pela organização do concurso e elogiou os vencedores. “Esta é uma premiação que prima, realmente, por reconhecer projetos que têm destaque do ponto de vista de gestão e que têm um reconhecimento por parte da sociedade, pois é a ela que nós destinamos nossos recursos, esforços e trabalhos no dia a dia. Não fosse assim. não teria razão de ser”, afirmou.

Pascoal também ressaltou a mudança na formatação do concurso, que já tem duas décadas. “Este é o terceiro ano com um formato diferente, onde os servidores precisam redigir um projeto com o que desenvolvem no dia a dia. Com isso a gente consegue ter um rigor e a segurança que estarão na final servidores que têm compromisso, realmente, com a gestão pública”, exemplificou. “Esta é uma premiação rigorosa e que precisa ser valorizada por todos aqueles que vencerem e por todos aqueles que participaram, pois todos deram sua contribuição. Esse é o maior prêmio para o servidor público, ver a satisfação no rosto de um contribuinte, de um cidadão. Parabéns a todos e muito obrigado pela participação”, finalizou.

Em sua fala, o titular da SMAD, Adriano Coutinho, lembrou que o Prêmio tem como objetivo valorizar quem se dedica, realmente, ao trabalho público. “Para uma instituição aprimorar seus serviços, é fundamental a criação de um ambiente mais estimulante, em que os servidores se sintam responsáveis pelo resultado que a organização possa alcançar”, afirmou. “Esse é o nosso objetivo com Prêmio Funcionário Destaque 2019: valorizar os servidores que incansavelmente buscam soluções para os inúmeros desafios diários e acabam promovendo ações que qualificam os processos, reduzem gastos e principalmente geram um resultado satisfatório aos nossos clientes, que são a nossa comunidade esteiense”, disse.

Quem também elogiou o concurso e parabenizou os servidores foi o vereador Felipe Costella, que representou o Legislativo na solenidade. “O Funcionário Destaque 2019 é uma disputa, e, assim como em todas as disputas, terão os vencedores e os que não lograram vencer, mas todos são ganhadores porque fizeram projetos para contribuir com a sociedade, fizeram projetos para auxiliar o serviço público municipal e são funcionários que colocaram esses projetos à disposição da sociedade para uma avaliação”, comentou.


Cinco categorias, 10 finalistas, 32 projetos inscritos
Trinta e dois projetos foram inscritos no Prêmio Funcionário Destaque 2019. Destes, a banca examinadora, formada por cinco profissionais que não possuem vínculo com a Prefeitura, escolheu dez finalistas. Os critérios avaliativos foram divididos em tópicos como inovação organizacional, utilização eficiente de recursos, eficiência e eficácia, impacto organizacional ou social e perfil empreendedor.

Quem obteve mais votos nas categorias Ação Inovadora, Sustentabilidade Econômica e Trabalho Social recebeu como prêmio um troféu e um salário-base. O escolhido pela votação como melhor Trabalho em Equipe levou um troféu e um valor fixo de R$ 10 mil, a ser dividido entre os integrantes do grupo (que podia ter de dois a 10 servidores). Já o vencedor como Estagiário Destaque ganhou um troféu.

Além disso, todos os finalistas poderão participar de uma visita a Bebidas Fruki no dia 13 de novembro. O objetivo da viagem para a empresa de Lajeado é dar a oportunidade dos servidores conhecerem uma instituição de relevante destaque por suas práticas organizacionais.


Vencedores
Categoria Ação Inovadora
Servidora: Luciane Baretta
Projeto: Melhorias no setor de Bem-Estar Animal (36,88% dos votos)
Resumo* :Ao assumir o setor de Bem-Estar Animal que encontrava-se em situação caótica, foi dedicado intenso trabalho de melhorias, entre elas: humanização do ambiente de trabalho para os servidores; elaboração de protocolos de limpeza, organização do canil, ambulatório, sede administrativa, atendimentos a pequenos animais e equinos, castrações e fiscalizações; aproximação com empresas e ONGs do município buscando melhorias; promoção do bem-estar animal (Shower Day, adoções, rodízio de passeios).

Categoria Sustentabilidade Econômica
Servidora: Sandra Pivato 
Projeto: Reciclando em forma de arte: nós brincamos, economizamos e a natureza agradece (53,98% dos votos)
Resumo*: Pensando em economia de recursos financeiros e também ações de cuidado com o meio ambiente, realizou-se o projeto “Reciclando em forma de arte”, com os alunos do 1º ano da EMEB Vitorina Fabre. O reaproveitamento de materiais é muito rico para construir brinquedos e jogos pedagógicos, servindo de incentivo para confeccionar produtos de baixo custo e de forma criativa, além de incentivar o cuidado com a natureza. A escola economizou e os alunos foram protagonistas desta redução de custos.

Categoria Trabalho Social
Servidor: Rodrigo da Silva Pereira (100% dos votos - concorrente único)
Projeto: Basquete na Praça.
Resumo*: Esse projeto é realizado na Praça da Juventude todos os sábados às 14 h com crianças carentes da cidade de 7 a 17 anos. Ele é totalmente gratuito. Conto com a parceria da Associação Beneficente Eis Me Aqui, que contribui com lanches. Nossa meta é formar uma equipe para representar a cidade em campeonatos, e formar melhores cidadãos para o futuro.

Categoria Trabalho em Equipe
Servidores: Leonice Marques Domingues, Cristiane Pacheco Lima, Márcia Hannacker de Oliveira Desidério, Jeanine Costa Godoi, Israel Antônio da Silva, Juarez da Rosa Flores
Projeto: Ação humanitária ao fluxo migratório de Venezuelanos (58,15% dos votos)
Resumo*: A Ação Humanitária ao Fluxo Migratório de Venezuelanos teve como objetivo desenvolver ações para acolhimento temporário dos imigrantes venezuelanos, garantindo condições dignas de vida, inserção social e respeito aos direitos humanos. Empatia e solidariedade são palavras que definem a atitude de Esteio que articulou secretarias, organização da sociedade civil e voluntários para enfrentar o desafio de acolher 221 venezuelanos, que lutavam por sua sobrevivência e de suas famílias.

Categoria Estagiário Destaque
Estagiária: Vitoria Maxine Vieira 
Projeto: Pesquisa de satisfação como ferramenta de motivação nas relações interpessoais (100% dos votos – concorrente único)
Resumo*: Foi observado no dia a dia de trabalho das secretarias que quanto maior o nível de satisfação dos responsáveis pelo atendimento, os mesmos agem com mais eficiência e contribuem positivamente nos resultados da organização. Pensando nisso, foi implantada no Setor de Atendimento ao Cidadão uma pesquisa de satisfação com o objetivo de aprimorar o ambiente de trabalho, tornando-o um local mais dinâmico, a fim de estimular os funcionários e proporcionar um atendimento de maior qualidade à população.


Demais finalistas
Categoria Ação Inovadora
Servidora: Mari Rosangela Nunes
Projeto: Regulação da fila de espera para atendimento das consultas de Nutrição (35,65% dos votos)
Resumo*: Diante da alta demanda de consultas de nutrição, para redução de peso, existe uma grande fila de espera. Com intuito de reduzir o tempo para atendimento e aumentar a disponibilidade de consultas, para pacientes com sobrepeso e obesidade, foi elaborado um sistema de atendimento mensal, em grupo , com critérios de prioridades. Resultados : Redução de 33% no tempo da fila de espera. Aumento de 52% no número de atendimentos.

Servidora: Rosane Costa Bordinhão 
Projeto: Tratamento antitabagismo sob o olhar da Auriculoterapia (27,47% dos votos)
Resumo*: Segundo a Organização Mundial da Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, e um grande problema de saúde pública. O município de Esteio aderiu ao Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, pois contribuir para um indivíduo parar de fumar é uma das práticas mais benéficas que um profissional de saúde pode realizar. Visto que, cessar o tabagismo significa aumentar a qualidade de vida do usuário, apostando na Auriculoterapia como uma prática complementar ao tratamento


Categoria Sustentabilidade Econômica
Servidora: Odete Kruger 
Projeto: Educação Sustentável: Cisterna (46,02% dos votos)
Resumo*: Utiliza a captação da água da chuva através de calhas e tubulações é depositada em uma caixa de água de onde é distribuída para irrigação da horta/jardim e limpeza das calçadas, com essa ação a redução do consumo de água potável. A água da chuva é um recurso natural e gratuito, portanto o objetivo é conscientizar as crianças que a sustentabilidade vai além de questões ambientais, são práticas que auxiliam na preservação dos recursos e até na diminuição dos custos.


Categoria Trabalho em Equipe
Servidoras: Edina Beatriz de Oliveira Ilha, Maria Lorena Matias dos Santos Ever, Eliane Regina Pacheco Pereira e Sueli Luiza Peres 
Projeto: Gestão de vagas em creche (23,30% dos votos)
Resumo*: O trabalho consiste na gestão das vagas para creche. Desde 2018 estamos realizando um projeto que visa atender 100% da demanda de vagas em creche, atendendo a população numa necessidade fundamental que é o acesso à educação e atendimento para todas as crianças. Em 2018 encaminhamos 846 crianças para as escolas infantis, contemplando 100% da demanda manifesta naquele ano. Em 2019 já atendemos toda a demanda manifesta em fevereiro e 56% dos pedidos de vaga que aconteceram nas inscrições de agosto.

Servidoras: Cláudia Corrêa da Costa e Lanna Bender Cardoso 
Projeto: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer (18,55% dos votos)
Resumo*: É importante a valorização dos Educadores, afinal o conhecimento empodera! Atividades com embasamento fazem a diferença! A
inscrição do Programa de Educação Fiscal é para valorizar aquele que faz o diferente com envolvimento e vontade de mudar. O Grupo de Educação Fiscal proporciona encontros de formação, material de estudo e os Educadores disseminam conceitos às crianças para que contribuam com o agora. Futuro melhor para todos é aquele em que mudanças são feitas no dia a dia!

* Resumos feitos pelos próprios servidores na apresentação dos projetos

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1