20191204 AdrianoRosadaRocha ProjetoGestaoCrescimentoLarBetel abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
O terceiro dia de programação da Semana da Cidadania, nesta quarta-feira (4), foi marcado pela realização de duas ações sociais por alunos do curso Gestão e Crescimento, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) como uma das ações do Sistema Integrado de Trabalho, Renda e Oportunidade (Sitro). Pela manhã, a iniciativa ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro e, à tarde, no Lar de Idosos Betel.

A elaboração das ações sociais fazia parte de um dos módulos que compõem o GEC. Na parte da manhã, na UBS Cruzeiro, a atividade foi voltada a crianças. Os participantes organizaram atividades lúdicas sobre saúde e a montagem de uma árvore de Natal. À tarde, no Lar Betel, os voluntários promoveram bingo, corte de cabelo, distribuição de brindes e uma apresentação de dança com o objetivo de levar alegria e entretenimento para os moradores do lar. O grupo também doou ao lar cerca de 140 litros de leite, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal em geral.

Cras Conviver comemora dez anos
Ainda dentro das ações da Semana da Cidadania, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Conviver, no Bairro Olímpica, comemorou seus dez anos na manhã desta quarta, com a presença do prefeito Leonardo Pascoal e da titular da SMCTE, Tatiana Tanara. O espaço passou, recentemente, por uma revitalização de seus espaços, com o objetivo de melhorar os ambientes de atendimento à comunidade.

Após a confraternização, a representante da Coordenadoria da Mulher de Esteio, Rosa Gué, mediou uma roda de conversa sobre violência contra a mulher. A atividade faz parte da programação da campanha 16 Dias de Ativismo, ação internacional que visa a conscientização sobre os direitos da mulher e o combate da violência por elas sofridas. “Nenhuma mulher deveria sofrer violência doméstica mas, caso aconteça, ela deve procurar ajuda”, orientou Rosa, que também falou sobre a Lei Maria da Penha.

Quem compareceu ao Cras Conviver teve acesso, também, a atendimentos do Sistema Integrado de Trabalho, Renda e Oportunidade (Sitro), da agência esteiense da FGTAS/Sine e da Assistência Jurídica Gratuita (AJG), assim como à atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Os atendimentos descentralizados serão realizados, nesta quinta-feira (5), no Centro do Idoso (Rua Max Kollert, 84 – Bairro Olímpica), das 9h ao meio-dia.

Até sábado (7), o cronograma da Semana da Cidadania prevê, ainda, a inauguração e o lançamento de novos projetos da SMCTE, como a Casa da Solidariedade, o Relatório Socioassistencial Esteiense e o Plano Municipal de Superação de Rua (veja a programação completa abaixo).

Capacitação prepara oficineiros do PIIS e do serviço de fortalecimento de vínculos
Também durante a manhã de quarta-feira, oficineiros do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tiveram um encontro de formação. Durante a confraternização, os professores Milena Maculan, Juliano Firco, Tobias Gerrardt de Souza, Thainá Medeiros, Adriana Mello Severo e Régis Lenning trocaram experiências sobre os trabalhos que exercem na comunidade. O PIIS e o SCFV promovem oficinas de dança, capoeira, artes marciais, rugby, psicomotricidade e skate. As atividades são realizadas com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e com idosos.


Semana da Cidadania*
Quinta-feira (5)

Atividades no Centro do Idoso (Rua Max Kollert, 84 – Bairro Olímpica)
Das 9h às 12h: Projeto Intergeracional, Assistência Jurídica Gratuita (AJG) e inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico)

Atividades no Cras Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 206 – Parque Primavera)
Das 9h às 12h e das 13h às 16h: teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs – UBS Caic)
Das 9h às 17h: Recadastramento eleitoral biométrico obrigatório
Das 10h às 16h – Feira de Natal

2 º Encontro de voluntários do Programa Conta Comigo: apresentação de boas práticas de voluntariado
Onde: Salão Nobre da Prefeitura Municipal (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Horário: 19h


Sexta-feira (6)
Apresentação do Relatório Socioassistencial do Município de Esteio
Onde: Salão Nobre da Prefeitura Municipal (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Horário: 9h

Recadastramento eleitoral biométrico obrigatório
Onde: Cras Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 206 – Parque Primavera)
Horário: Das 9h às 17h

Inauguração da Casa da Solidariedade e lançamento do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua
Onde: Casa da Solidariedade (Rua General Machado Lopes, 58)
Horário: 15h


Sábado (7)
Feira de Inclusão Produtiva com oficinas de artesanato
Onde: Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Horário: Das 9h às 12h

Integração de alunos do PIIS
Onde: Praça da Juventude (Av. João Paulo I, esquina com Rua Nilo Bettanin, junto ao Parque Galvany Guedes)
Horário: 9h às 12h
*Programação sujeita a alterações

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1

gallery2 gallery2 gallery2
gallery2 gallery2 gallery2

gallery3 gallery3 gallery3