As ruas e avenidas do Bairro Novo Esteio, próximo ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, receberam, nesta terça-feira (5), o início do Mutirão Cidade Viva. O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, acompanhou a ação na Av. Celina Kroeff.

O Cidade Viva envolve a coleta de restos de obras, galhos de árvores, móveis antigos, entre outros materiais, além da limpeza das ruas do bairro.

Em seguida, Gilmar visitou as obras da BR 448, em especial a construção do viaduto que fará a futura ligação da rodovia com a cidade. Já é possível visualizar os pilares que darão sustentação à elevada.

Ainda nesta terça-feira, foram vistoriadas as obras de drenagem na Rua 8 de Março, no Bairro Três Figueiras. Conforme o diretor da Secretaria Municipal de Obras e Viação, José Francisco Alves Pereira, além desta ação, também foram realizadas no bairro a limpeza e substituição de bocas-de-lobo e redes de esgoto na rua 1º de Março.

 

O que é o Mutirão Cidade Viva

O Mutirão Cidade Viva reúne representantes de diferentes secretarias, realizando não apenas o embelezamento e a limpeza do local mas também a conscientização dos moradores. Com a entrega de materiais informativos e a participação de equipes de educação ambiental, a iniciativa busca valorizar o papel de cada cidadão na manutenção da cidade em boas condições.

Por mês, são recolhidos mil toneladas de entulho pelo Cidade Viva. Para transportar esse material até o aterro localizado em Gravataí, os caminhões da prefeitura realizam de 230 a 250 viagens mensais. A Vila Ezequiel foi o último local a receber o Mutirão.

O próximo Cidade Viva está previsto para ocorrer na Vila Osório e Três Portos. No dia 3 de agosto deve ser feita a caminhada de divulgação e, a partir do dia 8, o recolhimento dos materiais.