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Pronto Atendimento Digital 24 Horas completa um ano com mais de 40 mil atendimentos

10/08/2023

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Em 10 de agosto de 2022 entrou em funcionamento em Esteio um serviço pioneiro em todo o Rio Grande do Sul, o Pronto Atendimento Digital 24 Horas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que oferece consultas online prestadas a esteienses através do telefone gratuito 0800-941-5458. 

Com um ano de funcionamento, completos nesta quinta-feira (10), o serviço já ultrapassou 10 mil atendimentos prestados. Para sermos mais precisos, até o final desta quarta-feira (9), haviam sido registradas 24.189 consultas de enfermagem e outras 16.744 com médico clínico geral, chegando a 40.933 ligações válidas atendidas. Fazendo-se uma conta simples, são, em média, 112 atendimentos diários.

De acordo com a Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada pela Prefeitura via licitação para a oferta dos serviços, o tempo médio de cada consulta é de 3min22seg e a espera é de 1min49seg. 


Como é o serviço
O pronto atendimento virtual pode ser utilizado 24 horas por dia, sete dias por semana, quando não houver urgência no atendimento ou risco de morte para o paciente (nessas situações, o mais indicado é buscar um hospital). Ele também pode ser usado para a renovação de receitas, desde que o paciente tenha participado de uma consulta presencial nos últimos 12 meses.

O protocolo da teleconsulta é simples. Após o paciente fazer a ligação para o 0800-941-5458, um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central da Medicar passa a chamada para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os profissionais acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.

Validados os dados, a enfermeira ou enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.

Caso o paciente possa ser atendido pelo Pronto Atendimento Virtual 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.

Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.

Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista.


Cadastre-se na UBS de referência
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há duas condições básicas para poder utilizar o serviço: o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma unidade básica de saúde do Município.

Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o Pronto Atendimento Digital posteriormente Para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.

Caso seja constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rápido possível.

 
Pronto Atendimento Digital 24 horas Esteio
Quem pode acessar: Moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do Município

Como acessar: Através do telefone gratuito 0800-941-5458

Quando: Durante 24 horas por dia, sete dias por semana

Casos em que o serviço pode ser acessado: Quando não houver emergência ou risco de morte para o paciente. Entre as situações que podem ser atendidas virtualmente estão quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. O serviço também pode ser usado para pedido de renovação de receita, desde que o paciente tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses

 

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