Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Academia de Saúde e UBS Novo Esteio promovem roda de conversa sobre câncer de mama

24/10/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Daniela Lacerda

Na tarde desta terça-feira (24), cerca de 40 moradores do Bairro Novo Esteio participaram de uma roda de conversa em alusão ao Outubro Rosa. A parceria entre a UBS Vereador Paulo dos Santos Nunes (Novo Esteio) e a Academia de Saúde do bairro, local em que aconteceu o encontro, resultou em orientações quanto à prevenção ao câncer de mama e câncer do colo do útero, através da tutoria da enfermeira Liamar Vígolo.

A atividade iniciou de uma forma descontraída e inclusiva. Enquanto as moradoras chegavam na sala, a educadora musical Karine Cunha fazia um aquecimento para a conversa e animou a plateia com musicoterapia. “Quem canta seus males espanta”, comentou Karine no encerramento da ação.

Logo após o momento musical, a enfermeira explicou como podemos identificar o câncer de mama dentro de casa, como por exemplo, fazendo o autoexame no banho. A profissional apontou qual a aparência do seio quando começa a apresentar algum nódulo e como ele se comporta. Entre as dicas para se evitar a doença estão fazer atividade física, cuidar da alimentação e manter hábitos saudáveis na rotina. “O câncer é silencioso e rápido. Cuidem da saúde e fiquem atentas”, disse Liamar. Também foi passado um vídeo explicando os sinais que a doença normalmente apresenta, como o aparecimento de veias, caroços, mudança de formato, vermelhidão e secreções no seio.

A enfermeira indicou, ainda, o caminho para buscar o atendimento da saúde na cidade. “Após o autoexame você detectar alguma modificação na mama, deve buscar o acolhimento no posto de saúde. Depois de conversar com a enfermeira, vocês serão encaminhadas para a consulta com a médica que solicitará exames. Então após essa etapa, na consulta de retorno com a médica, caso dê alguma alteração então a profissional pedirá o encaminhamento para um especialista”, explicou Liamar.

O encontro serviu para tirar dúvidas de homens e mulheres que compareceram. A profissional de enfermagem destacou que homens também podem ter câncer de mama e devem também fazer o autoexame com frequência. 


Próximo sábado (28) acontecerá a Caminhada Rosa da Prevenção
Outras atividades abertas ao público em defesa da saúde da mulher estão previstas para esta semana. 

Nesta quinta-feira (26), às 9h, acontecerá o Aulão Rosa, no Espaço de Eventos Rei Pelé (Av. Gov. Ernesto Dorneles/Av. do Carnaval – Santo Inácio). A tarde contará com dança, brincadeira e orientações sobre a prevenção do câncer de mama. 

No próximo sábado (28), a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio promoverá uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização de mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. A concentração será no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta/Rua Garibaldi) no Centro, a partir das 9h.

Durante a atividade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá uma ação para encaminhar mulheres para a realização de exames de mamografias. A mobilização será voltada para moradoras de Esteio entre 50 e 69 anos ou esteienses acima de 35 com histórico de câncer de mama na família, público preconizado pelo Ministério da Saúde.

A realização de mamografias para a Rede Municipal de Saúde esteiense é realizada pelas clínicas Ecom e Samedi, empresas particulares que têm contrato com a Prefeitura para a prestação do serviço. De janeiro a setembro, foram 2.718 exames realizados.

Todas as mulheres acima de 50 anos e a partir de 35 com casos de câncer de mama familiar podem ser encaminhadas para o exame gratuito. Para isso, é necessário passar por uma consulta com um médico ou enfermeiro na unidade básica de saúde (UBS) de referência (a mais perto da casa). O profissional de saúde, então, poderá solicitar o exame de forma automática, através do sistema da SMS.

Com os resultados em mãos, a paciente deve voltar à UBS para diagnóstico. Caso seja comprovada a existência de um tumor, a mulher é encaminhada para atendimento com oncologistas da Secretaria Estadual da Saúde.

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

28

Leia notícias relacionadas