Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Quase 190 animais são castrados em mutirão no Parque Primavera

22/02/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

O Centro de Bem-estar Animal concluiu, nesta quarta-feira (21), o mutirão de castração de animais realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Sirley Vargas Ferraz, popular Caic, no Parque Primavera. Nos dois dias da ação iniciada na terça-feira (20), foram realizadas 117 esterilizações, como o procedimento e chamado quando realizado em fêmeas, e 70 castrações. Foram, no total, 97 cães contemplados (29 machos e 68 fêmeas) e 90 gatos (41 machos e 49 fêmeas).

Para a realização das cirurgias, executadas pela clínica Sensi, empresa contratada pela Administração Municipal para a prestação do serviço, foi montada uma espécie de “hospital de campanha” no pátio da escola, com retaguarda do Castramóvel do CBEA.

Um dos animais beneficiados foi a gatinha Luna. Ela foi levada nesta quarta-feira (22), para o processo de esterilização por sua dona, a auxiliar de produção Carolina Fabiana de Oliveira, 43 anos, acompanhada das suas irmãs Mia, Paquita e Tiringa. “Eu estou vindo pela primeira vez e achei maravilhoso. São muitos animais sendo castrados. Nós podemos cuidar melhor dos nossos animais e também adotarmos para trazer aqui para a castração”, comentou.

Durante o evento, os donos de pets também receberam uma mini-palestra sobre os cuidados necessários com os animaizinhos após o processo de castração. Para a fixação das orientações, também foram entregues panfletos detalhando as medidas necessárias como descanso por uma semana e isolamento de atividades onde o animal exerça força.


Trabalho constante
Somente no ano passado, 1.188 animais passaram por castrações encaminhadas pelo CBEA, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA). Em janeiro deste ano, tutores de outros 253 animais também foram atendidos pelo CBEA (os dados são atualizados no início de cada mês).

Atualmente, o serviço de castrações/estrerilizações é realizado pela Sensis e Onda, através de mutirão de castração nos bairros com apoio do Castramóvel, pela Vivivet, que busca o animal na casa do tutor e o devolve no dia seguinte, e na Bundchen, onde os solicitantes precisam levar.

Além das castrações, em 2024 o CBEA realizou 1.816 atendimentos médico-veterinários, atendeu 2.028 denúncias de maus-tratos e encaminhou 109 cães e gatos para adoção, os maiores números da história. Além disso, o órgão fez o resgate ou apreensão de 77 animais silvestres, segundo maior número realizado em um ano, atrás apenas do que foi feito em 2022 (89).No ano passado, foram 1.188 animais que passaram por castração, cirurgia veterinária que também é chamada de esterilização quando se trata de uma fêmea.


Quem tem direito e como pedir a castração
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.

A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.


Animais já saem castrados na adoção
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. Quem quiser adotar um amigo pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA (3459-4494 e 98600-8377 - com Luciane).

Editoriais

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Compartilhe:

de

17

Leia notícias relacionadas