Notícias
Cidadania e Direitos Humanos
Dezembro Vermelho: Esteio promove ações de conscientização sobre HIV/Aids
01/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique e Rosiele de Mello
Rodrigo Ourique, 40 anos, estava quase passando a roleta da Estação Esteio, na manhã desta segunda-feira (1º), quando foi abordado por uma servidora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Esteio, que lhe ofereceu, de forma gratuita, um autoteste que identifica o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).
O morador de Porto Alegre aceitou a oferta e, além do exame rápido para ser realizado em casa, recebeu materiais e pode conhecer um pouco mais sobre as medidas de prevenção. “É bom! Uma ação importante”, disse. “Em outubro, eu fiz um teste rápido. Agora, já aproveitei a oportunidade para pegar esse”, comentou o usuário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A ação que Rodrigo participou, conduzida pela Vigilância em Saúde com participação de servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vereador Paulo dos Santos Nunes (Novo Esteio) e de agentes de endemias da Vigilância Ambiental, faz parte da campanha do Dezembro Vermelho, que marca a mobilização mundial contra o HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, e marcou o Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro).
Durante todo o dia, a equipe da SMS entregou gratuitamente preservativos, panfletos sobre prevenção do HIV/Aids e autotestes. O objetivo foi sensibilizar a população para a importância do exame periódico do HIV, da prática de atividades sexuais seguras e, também, do conhecimento de medicamentos de prevenção e urgência, como a Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
Medidas de prevenção e urgência
A Prep é indicada para quem não tem HIV, mas está mais exposto ao vírus (pessoas trans e travestis, gays, profissionais do sexo e parcerias “sorodiferentes”, quando um dos parceiros é portador do HIV). Ela deve ser tomada todos os dias.
Já a PEP é uma urgência indicada para quem pode ter sido exposto ao HIV em situações como sexo desprotegido, violência sexual e acidente de trabalho. Deve ser tomada até 72 horas após a exposição ao HIV, por 28 dias.
Ambas são importantes, mas devem ser tratadas como métodos de prevenção excepcionais.. A melhor forma de se eveitar HIV/Aids continua sendo o uso de preservativos.
Ação na Praça Coração de Maria
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD), o Serviço Especializado em ISTs/Aids, Tisiologia e Hepatites Virais (SAE) e República Juntos Esteio promoveu uma roda de conversa na Praça Coração de Maria, no Bairro Centro.
A atividade, voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo Creas, usuários do CAPS AD e moradores da República Juntos, teve como tema “Curar é Viver: Informação, Prevenção e Respeito Salvam Vidas”.
O objetivo da ação foi incentivar a testagem rápida, ampliar o acesso aos serviços de saúde, desmistificar preconceitos relacionados ao HIV/Aids, estimular o autocuidado, promover o uso de preservativos e reforçar a importância do acompanhamento contínuo em saúde.
A roda de conversa foi conduzida pela assistente social do SAE Júlia Pulga Soncine e pela assistente social do Creas Marisa Mendonça. Durante a atividade, foram distribuídos preservativos, materiais informativos e lanches aos participantes.
Sobre o Dezembro Vermelho
É uma campanha que busca conscientizar para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A data comemorativa foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional.
As atividades desenvolvidas são relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
Programação da SMS para o Dezembro Vermelho
Quarta-feira (3), das 17h às 19h
O que: Sala de espera, orientações e realização de testagem rápida
Onde: Centro Integrado de Atenção em Saúde - Cias (Travessa Mario Cutruneo, 48 - Bairro Olímpica)
9 de dezembro, 19h
O que: Ação Cuidar e Viver: informação, prevenção e respeito salvam vidas. Parceria com o Creas com roda de conversa sobre IST's e tuberculose (atividade restrita)
Onde: República Juntos Esteio, no Bairro Santo Inácio
11 de dezembro e 16 de dezembro, das 17h às 19h
O que: Sala de espera, orientações e realização de testagem rápida
Onde: Cias
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
19