16DiasAtivismo 2017A Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM) de Esteio, vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMCDS), realizará “O Movimento 16 Dias de Ativismo Pelo fim da Violência Contra as Mulheres”. A partir do dia 27 de novembro (Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres), serão realizadas diversas ações no Município, visando a conscientização da sociedade sobre o tema.

“O objetivo da campanha é discutir estratégias efetivas e desenvolver ações articuladas entre as instituições governamentais, não governamentais e a comunidade, visando a prevenção e a proteção através de políticas emancipatórias, que possam garantir o empoderamento e a construção da autonomia das mulheres”, afirma Léa Beatriz Silva, coordenadora das políticas para mulheres.

O evento contará com ações como teatro, círculo de conversa e ações de conscientização. Durante os 16 Dias de Ativismo, alunos de escolas Municipais realizarão diversas atividades, discussão sobre o tema e datas significativas do mês de dezembro, como o Dia Mundial de Combate a AIDS (1° de dezembro), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3), Campanha do Laço Branco (6) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10).

O movimento começou em 25 de novembro de 1991. Essa data foi escolhida em homenagem as irmãs dominicanas Mirabal, também conhecidas como " Las Mariposas", que foram assassinadas pelo ditador Rafael Trujilo. Desde então a data é conhecida como Dia Nacional da Não Violência Contra as Mulheres. Atualmente, a campanha acontece em mais de 150 países e se estende até o dia 10 de dezembro (Dia dos Direitos Humanos), promovendo ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres.


Programação 16 Dias de Ativismo
27 de novembro, 19h
Atividade: Teatro – Peça “Essas Mulheres”
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)

28 de novembro, 10h
Atividade: Círculo Feminino de Conversa
Local: Cras Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 206 - Parque Primavera)
Palestrante: Representante da Susepe

5 de dezembro, 13h30min
Atividade: Roda de Conversa – Empoderamento Feminino
Local: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Palestrante: Bia Kern (Presidente ONG Mulher em Construção)

8 de dezembro, 9h
Atividade: Ação de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Local: Em frente a Estação da Trensurb Esteio
Promotoras: Coordenadoria da Mulher e Procuradoria da Mulher (Câmara de Vereadores)

Texto: Camila Moraes