20190418 LucianaAbdur PrefeitoVisitaFeiraPeixe abre
Fotos: Luciana Abdur
Às vésperas do feriado de Páscoa, a tradicional Feira do Peixe de Esteio, já em sua 17ª edição, chega ao penúltimo dia nesta quinta-feira (18). Com as vendas em andamento desde o início da semana na Avenida Gov. Ernesto Dornelles (Avenida do Carnaval), os produtos mais procurados pelos 2 mil esteienses que já passaram pela feira são carpas, tainhas, filés de tilápia e de anjo. Nesta manhã, o prefeito Leonardo Pascoal passou pelo espaço e conversou com o público presente. Ao total, 36 comerciantes estão no evento, sendo 12 postos com vendas de peixes, incluindo peixes vivos, sete de lanches e bebidas, sete de agricultura familiar e dez de artesanato.

 

O andamento da Feira do Peixe tem trazido otimismo aos vendedores, como é o caso de Darlan Giovanaz, 54 anos. Seu estande chama a atenção de quem passa por causa do grande tanque onde estão quilos de carpas-capim e prateadas vivas. Participando pelo segundo ano consecutivo, o morador da Vila Osório disse estar com grandes expectativas com as vendas este ano. “No ano passado, vendemos 2,2 toneladas de peixes e, neste ano, não chegamos nem ao último dia e já vendemos 2 toneladas”, informou. Darlan comentou, ainda, que acredita que até esta sexta-feira (19), não terá mais peixes vivos disponíveis para venda. “A procura está muito grande e o público está satisfeito com meus preços. O cliente escolhe o peixe que quiser e abatemos aqui mesmo”, concluiu.

 

Lauro da Costa de Oliveira, 64 anos, trabalha com peixes congelados, com opções como tainha, corvina, bagre, filés de merluza, de tilápia e de anjo, a preços que variam de R$ 10 a R$ 25 o quilo. Há 17 anos participando da Feira, o comerciante vendeu 1 tonelada de peixes nesta edição. “Em 2018, vendi somente 1,2 toneladas. Espero que até amanhã eu ultrapasse esta quantidade de vendas”, explicou.

 

Nesta quinta-feira, o evento vai até as 21h. Quem não conseguir ir até o canteiro central da Avenida do Carnaval terá mais uma chance de fazer suas compras nesta Sexta-feira Santa, das 8h ao meio-dia, quando a feira se encerra.

 

Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) já foram vendidas, até a manhã desta quinta-feira, aproximadamente 7 toneladas.

 

17ª Feira do Peixe de Esteio

Quando: quinta-feira (18) até as 21h e sexta-feira (19), das 8h às 12h
Local: Avenida Governador Ernesto Dornelles (Avenida do Carnaval)
Atrações: Venda de peixes, vinhos, chocolates, lanches e artesanatos e apresentações musicais

 

Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1