20190905 EduardoBarattoLeonardi PremiacaoFemuci abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
A Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya ficou lotada para a entrega, na noite da quinta-feira (5), da premiação da 28ª edição da Feira Municipal de Ciências e Ideias de Esteio (Femuci), promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A cerimônia foi realizada pela primeira vez no centro cultural esteiense, uma vez que, até a edição anterior, acontecia no próprio local da feira. Após dois dias de exposição, foram conhecidos os vencedores de seis categorias (exceto a Educação Infantil, em que todos os trabalhos são premiados pela participação) e, também, os trabalhos que se credenciaram para participação em outras feiras de ciência no Estado, como a Mostratec e a Mostratec Jr., em Novo Hamburgo, no país, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo (SP), e, uma das novidades deste ano, a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), em Olinda (PE), e, outro fato inédito, no exterior, para a Ciencap, em Assunção, no Paraguai.

 

Quem vai praticar o espanhol e representar Esteio no evento na capital paraguaia, que ocorre já no fim deste mês, entre 30 de setembro e 4 de outubro, é o grupo responsável pela pesquisa “Os paradoxos acerca da sexualidade feminina na sociedade contemporânea”, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Oswaldo Aranha. O trabalho ficou, ainda, com o primeiro lugar na categoria 7º ao 9º ano.

 

Outra surpresa revelada na cerimônia de premiação foi o credenciamento para a participação da Fenecit, de 8 a 12 de outubro deste ano. Participarão da mostra em Olinda os trabalhos “O vendedor te persuadiu e você nem viu” (EMEB Santo Inácio), “Colapso Ambiental” (EMEB Érico Veríssimo) e “A Importância da Mulher na Sociedade” (EMEB Flôres da Cunha).

 

Já tradicionais são os credenciamentos para a Febrace e para a Mostratec. Em São Paulo, Esteio participa da mostra com a pesquisa “A Violência contra a Mulher no Bairro Pedreira”, da EMEB Vitorina Fabre. Em Novo Hamburgo, o projeto “Mutirão das estações meteorológicas modulares por estudantes do Colégio Estadual José Loureiro da Silva: uma prática educacional aberta voltada ao monitoramento ambiental colaborativo” será exposto na Mostratec, enquanto a Mostratec Jr. terá seis trabalhos de estudantes esteienses: A natureza nos encanta (EMEI Vivendo a Infância); Sabor e aroma das frutas (EMEB Trindade); Lagartixa: que bicho é esse na parede (EMEB Santo Inácio); Biblioteca Maker (EMEB Érico Veríssimo); As nossas perdas (EMEB João XXIII); e Brincando com a Matemática (EMEB Luiza Silvestre de Fraga).

 

O prefeito e secretário municipal interino de Educação, Leonardo Pascoal, destacou a expansão de horizontes da Feira. “O nosso evento já estava credenciado para participar da Mostratec e da Febrace. Agora, com a ida ao Paraguai e a Pernambuco, alunos e professores terão mais oportunidades para trocarem experiências e conhecimento com outras pessoas”, comentou. “Todos os trabalhos que chegaram até aqui estão de parabéns. A seleção, iniciada dentro das escolas, envolveu um processo criterioso, com lisura e transparência. O mais importante da Femuci é que o espírito científico permaneça os 365 dias do ano entre os alunos e os professores”, concluiu.

 

A Femuci 2019 contou com com 101 pesquisas de 39 instituições de ensino municipais, estaduais e particulares, além de uma escola convidada de Portão. A exposição dos trabalhos ocorreu no Ginásio do Colégio La Salle, cedido sem custos à Prefeitura para a realização do evento. As pesquisas foram divididas em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º ao 3º ano, Ensino Fundamental – 4º ao 6º ano, Ensino Fundamental – 7º ao 9º ano, Programa Ação Integrada Adulto e Adolescente, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Em cada categoria, serão entregues troféu para a escola e medalha para alunos e professores, para o 1º lugar; medalha para alunos e professores, para os 2º e 3º colocados.

 

A avaliação dos projetos foi feita por representantes de órgãos técnicos na área de educação e pesquisa e por patrocinadores e apoiadores do evento. Foram levadas em consideração a documentação da pesquisa, a relevância científico-social, o uso adequado da metodologia científica, a apresentação e a organização visual e a apresentação oral (desenvoltura, clareza, autonomia, autoria e domínio do assunto por todos os integrantes do grupo).

 

A lista completa de pesquisas em mostra pode ser acessada no site da Femuci (www.esteio.rs.gov.br/femuci), na seção “Homologação”. Os projetos foram selecionados nas feiras internas das escolas ou, no caso da Educação Infantil, indicados. A exibição dos projetos dessa etapa escolar foi dividida em dois dias, bem como a sua premiação, realizada no local da feira. Todos os projetos receberam medalha pela participação. A Femuci tem como apoiadores a Wizard Esteio, Cólegio La Salle Esteio, Instituto Mix de Profissões, Real Rodovias, WTF! School, Escola Maker e a Editora Metamorfose.

 

Professora Destaque participará de curso na Finlândia

A professora Jaqueline Viegas Pereira, da EMEB Maria Marques, recebeu o reconhecimento Professor Destaque da Femuci 2019. Com isso, ela é a primeira educadora a ser selecionada para o grupo de professores da rede de Esteio que irá para a Finlândia, em janeiro, outra novidade anunciada durante o evento. Ela participará de uma capacitação voltada à Educação Básica, setor no qual o país europeu é referência. A formação é promovida pela Häme University of Applied Sciences (Hamk), instituição de Ensino Superior parceira da Universidade Feevale, com quem a Prefeitura Municipal firmará convênio para a participação dos educadores no curso.

 

Jaqueline também recebeu um tablet, entregue pelo Instituto Mix, e brindes do Colégio La Salle, que foram entregues às finalistas participantes do Professor Destaque deste ano. Sete educadores foram selecionados para concorrer à premiação e apresentaram suas iniciativas durante socialização de práticas pedagógicas. Cada um teve 10 minutos para falar sobre seu projeto, que foi avaliado tanto pelo público da apresentação quanto por uma banca especializada.

 

Premiação da 28ª Femuci

 

Categoria #Femuci2019

Reciclando em forma de arte: nós brincamos, economizamos e a natureza agradece (EMEB Vitorina Fabre)

 

Prêmio Professor Destaque

Jaqueline Viegas Pereira – Orientadora do trabalho “Refrigerante, o saboroso vilão” (EMEB Maria Cordélia Simon Marques)

 

Prêmio Metamorfose de Incentivo à Leitura

Diferentes gêneros textuais (EMEB Vila Olímpica)

 

Destaque Popular

Robofeeling (EEM Gustavo Nordlund)

 

Destaque Ambiental

(Re)Utilização de materiais e resgate de vínculos familiares através da representação de obras de arte (EMEB Dulce Moraes)

 

Destaque Educação Fiscal

Educação Fiscal Postura Cidadã (EMEB Trindade)

 

Destaque Tecnológico

App do Projeto Água (EMEB Vitorina Fabre)

 

Categoria 1º ao 3º ano

1º lugar: Lagartixa: que bicho é esse na parede (EMEB Santo Inácio)
2º lugar: Biblioteca Maker (EMEB Érico Veríssimo)
3º lugar: Reciclando em forma de arte: nós brincamos, economizamos e a natureza agradece (EMEB Vitorina Fabre)

 

Categoria 4º ao 6º ano

1º lugar: As nossas perdas (EMEB João XXIII)
2º lugar: Orçamento público (EMEB Flôres da Cunha)
3º lugar: A barragem de Brumadinho (EMEB Maria Cordélia Simon Marques)

 

Categoria 7º ao 9º ano

1º lugar: Os paradoxos acerca da sexualidade feminina na sociedade contemporânea (EMEB Oswaldo Aranha)
2º lugar: A violência contra a mulher no Bairro Pedreira (Esteio-RS) (EMEB Vitorina Fabre)
3º lugar: O vendedor te persuadiu e você nem viu (EMEB Santo Inácio)

 

Categoria Programa de Ação Integrada (PAI)

1º lugar: Violência contra a mulher (EMEB Maria Lygia Andrade Haack)
2º lugar: Primeiros socorros (EMEB Eva Karnal Johann)
3º lugar: Do lixo ao luxo EMEB Oswaldo Aranha

 

Categoria EJA

1º lugar: A influência da cultura americana no Brasil (EMEB Oswaldo Aranha)
2º lugar: Consumo/consciência: reciclar para a vida (EMEB Maria Lygia Andrade Haack)
3º lugar: HPV (EMEB Santo Inácio)

 

Categoria Ensino Médio

1º lugar: Mutirão das estações meteorológicas modulares por estudantes do Colégio Estadual José Loureiro da Silva: uma prática educacional aberta voltada ao monitoramento ambiental colaborativo (CE José Loureiro da Silva)
2º lugar: Barreiras ecológicas como prevenção de enchentes em Esteio (CE José Loureiro da Silva)
3º lugar: O Impacto do Vegetarianismo na Vida das Pessoas (Colégio La Salle)

 

Credenciamento para a Mostratec (Novo Hamburgo)

Mutirão das estações meteorológicas modulares por estudantes do Colégio Estadual José Loureiro da Silva: uma prática educacional aberta voltada ao monitoramento ambiental colaborativo (CE José Loureiro da Silva)

 

Credenciamento para a Mostratec Jr. (Novo Hamburgo)

Educação Infantil: A natureza nos encanta (EMEI Vivendo a Infância)
Educação Infantil: Sabor e aroma das frutas (EMEB Trindade)
1º ao 3º ano: Lagartixa: que bicho é esse na parede (EMEB Santo Inácio)
1º ao 3º ano: Biblioteca Maker (EMEB Érico Veríssimo)
4º ao 6º ano: As nossas perdas (EMEB João XXIII)
7º ao 9º ano: Brincando com a Matemática (EMEB Luiza Silvestre de Fraga)

 

Credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace (São Paulo/SP)

A violência contra a mulher no Bairro Pedreira (Esteio–RS) (EMEB Vitorina Fabre)

 

Credenciamento para a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia – Fenecit (Olinda/PE)

O vendedor te persuadiu e você nem viu (EMEB Santo Inácio)
Colapso ambiental (EMEB Érico Veríssimo)
A importância da mulher na sociedade (EMEB Flôres da Cunha)

 

Credenciamento para a Ciencap (Assunção/Paraguai)

Os paradoxos acerca da sexualidade feminina na sociedade contemporânea (EMEB Oswaldo Aranha)

 

Premiação do Grupo 2 de trabalhos da categoria Educação Infantil 
Todos alunos receberam medalhas de participação

– Meu amigo Robô – Robótica na Educação Infantil (EMEI Raio de Sol)
– A natureza nos encanta (EMEI Vivendo a Infância)
– A criança e a música (Escolinha Dom Pedro)
– Sentindo: em tempo de tecer é desnecessário remendar, desenvolvendo competências socioemocionais (EEI For Kids)
– Meu corpinho eu cuido sim (EEI Gente Miúda)
– Projeto Canto das Ervas (CE O Pequeno Aprendiz)
– O mundo colorido das mandalas (EEI Pequeno Mundo)
– Voarte (Nas asas da arte) (EEI Risco e Rabisco)
– Aquarela das cores (EEI Sestilia Anna Toniolo)
– Prêmio #FemuciKids: EEI Pequeno Mundo

 

Premiação do Grupo 1 de trabalhos da categoria Educação Infantil 
Todos alunos receberam medalhas de participação

– Medos e Imaginação (EMEI Pedacinho do Céu)
– Conhecendo o trânsito e respeitando a diversidade (EMEB Vitorina Fabre)
– Sabor e aroma das frutas (EMEB Trindade)
– Descobrindo o mundo encantado dos dinossauros (EMEB Santo Inácio)
– Reciclando com histórias (EMEB Paulo Freire)
– Os animais dos alunos do Pré II-B (EMEB Oswaldo Aranha)
– Beleléu (EMEB Flôres da Cunha)
– A importância das abelhas (EMEB Eva Karnal Johann)
– Tipos de moradias: “O melhor lugar do mundo” (EMEB Camilo Alves)
Prêmio #FemuciKids: EMEB Eva Karnal Johann

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1