DezembroVermelho 2019A programação do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV/Aids promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Serviço de Assistência Especializada em DST, HIV/Aids e Tisiologia (SAE), retorna nesta quinta-feira (12) com quatro atividades. Pela manhã, o SAE (Av. Padre Claret, 646) terá, das 8h ao meio-dia, a roda de conversa “Aconselhamento e abordagem oportuna das juventudes sob olhar da saúde mental e o HIV/Aids”. O mesmo assunto será abordado em uma oficina, das 13h às 17h, na sede da SMS (Av. Padre Claret, 646), junto a outros dois temas: “Profilaxias Pré e Pós Exposição ao HIV” e “Testagem rápida por amostra de fluído oral – Uma nova estratégia de acesso ao diagnóstico ao HIV”.

O último mês do ano é dedicado a esta causa pois, em 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988. O objetivo é alertar para os riscos da doença e orientar sobre formas de contágio, quebrando o preconceito e a discriminação em relação às pessoas infectadas.

A programação do Dezembro Vermelho estende-se até o dia 19 de dezembro, com palestras, oficinas e roda de conversa (veja abaixo a programação completa).

Programação Dezembro Vermelho - #PrecisamosFalarSobreIsso

Quinta-feira (12)
Roda de conversa “Aconselhamento e abordagem oportuna das juventudes sob olhar da saúde mental e o HIV/Aids”
Horário: das 8h às 12h
Local: Serviço de Assistência Especializada em DST, HIV/AIDS e Tisiologia (SAE) (Av. Padre Claret, 646 – Centro)

Oficinas “Profilaxias Pré e Pós Exposição ao HIV”, “Aconselhamento e abordagem oportuna das juventudes sob olhar da saúde mental e o HIV/Aids” e “Testagem rápida por amostra de fluído oral – Uma nova estratégia de acesso ao diagnóstico ao HIV”
Horário: das 13h às 17h
Local: Secretaria Municipal de Saúde – Auditório (Avenida Padre Claret, 666 – Centro)


Terça-feira (17)

Diagnóstico oportuno e tratamento do HIV
Horário: das 13h às 14h
Local: Secretaria Municipal de Saúde – Auditório (Avenida Padre Claret, 666 – Centro)


19 de dezembro

Diagnóstico oportuno e tratamento do HIV
Horário: das 8h30min às 9h30min
Local: Secretaria Municipal de Saúde – Auditório (Avenida Padre Claret, 666 – Centro)