20200604 AdrianoRosadaRocha LimpezaArroioEsteio abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Na quinta-feira (4), servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) fizeram a limpeza do Arroio Esteio no trecho próximo à esquina da Av. Brasil (Beira-Arroio) com a Rua Dona Isabel, local onde ocorre a junção com o Arroio Sapucaia. Com a ação, foram retirados excesso de vegetação e resíduos depositados no canal. Recentemente, medidas semelhantes foram executadass no trecho do Arroio Esteio entre a BR-116 e a BR-448 e no Canal do Cimento.

 

A medida faz parte do Programa Permanente de Manutenção Preventiva, que tem como objetivo garantir a segurança da população contra possíveis enchentes na cidade. A limpeza evita que a vegetação em excesso termine caindo dentro do curso d'água, o que, junto com o lixo que acaba sendo despejado ilegalmente no arroio, poderia causar o bloqueio do fluxo de água e atrapalhar a vazão em caso de chuvas mais fortes.

 

Seguindo o Plano Diretor de Manejo das Águas Pluviais, também chamado como Plano Diretor de Drenagem, a SMOSU realizou, em 2019, o desassoreamento de arroios e canais numa extensão de 7,35 km, retirando 800 m³ de areia. Além disso, mais de 33 km de redes pluviais tiveram intervenção do hidrojato e cerca de 4,8 mil bocas de lobo passaram por manutenção e desobstrução na cidade.

 

gallery1 gallery1