Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Programa de Incentivo à Aprendizagem beneficiará 520 estudantes da rede municipal

15/03/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cristiane Franco

Estudantes de 12 escolas municipais de Educação Básica (EMEBs) retomaram nesta quarta-feira (15) as atividades do Programa de Fortalecimento da Base Escolar em Esteio. Executada pelo Instituto Alicerce, a proposta dá início a mais um período do Programa de Incentivo à Aprendizagem (PIA), com o objetivo de oferecer atividades de reforço e de recuperação escolar no período inverso ao da aula regular, proporcionando atendimento integral a cerca de 520 jovens em situação de vulnerabilidade social.

Neste primeiro dia, alunos da EMEB Flôres da Cunha participaram de atividades em grupos para articular e definir as regras e os “combinados” da turma. Entre os acordos em destaque na lista estão não falar palavrão e respeitar a opinião do colega. A líder da turma (como são identificados os instrutores do Alicerce), Bruna Dernitz Flores Bernardo, falou da importância dos próprios alunos estabelecerem os seus acertos. “Assim eles mesmos lembram um ao outro e cobram o comportamento que trataram em conjunto”, observou. 

A titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Cláudia Ruschel, acompanhou durante a manhã as primeiras ações do projeto nas EMEBs Maria Marques, Thomé de Souza e Flôres da Cunha. “Esse é um programa que auxilia de forma muito significativa a vida das crianças. Entendemos que as atividades de contraturno, por terem um viés multidisciplinar, auxiliam na formação dos alunos de maneira mais ampla. As práticas permitem aos estudantes o contato com experiências diversificadas, oportunidades de interações e socialização. O nosso propósito é promover o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse a secretária. 

Sobre o Programa de Incentivo à Aprendizagem
O Programa de Incentivo à Aprendizagem (PIA) é uma iniciativa da Prefeitura de Esteio, executada pelo Instituto Alicerce, que visa proporcionar atividades no turno inverso das aulas regulares aos alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O programa é baseado na personalização do ensino e em metodologias ágeis, centradas no aluno.
 
O diferencial, conforme a coordenação do programa, está no acompanhamento psicossocial que os atendidos e suas famílias receberão, através da equipe do instituto, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento escolar da criança. O público-alvo são estudantes com dificuldades de aprendizagem ou em situação de vulnerabilidade social. 
 
Matemática, linguagens, inglês, habilidades para a vida e descoberta estão entre as disciplinas que estão sendo trabalhadas no programa de turno inverso. Os estudantes são divididos, por faixa etária, em turmas de até 20 alunos, com materiais didáticos disponibilizados durante o horário de aula.

EMEBs que serão atendidas pelo Programa de Incentivo à Aprendizagem em 2023
Érico Veríssimo 
Edwiges Fogaça 
Santo Inácio 
Osvaldo Aranha 
Luiza Fraga
Eva Karnal 
Tome de Souza 
Maria Lygia 
Camilo Alves 
Flores da Cunha 
Maria Marques 
Vila Olimpíca

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

15

Leia notícias relacionadas