Gabinete do Prefeito

Prefeito fala sobre BR-116 em seminário de mobilidade urbana

24/03/2023

Créditos: Daniel Kinex

O prefeito Leonardo Pascoal participou, na manhã desta sexta-feira (24), do Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul promovido pelo Grupo Editorial Sinos. O encontro, realizado na Unisinos, em São Leopoldo, reuniu autoridades do Estado para debater a situação das rodovias gaúchas. A atividade foi dividida em três eixos, que abordaram a situação de três importantes estradas na região: BR-116, BR-448 e RS-010, em planejamento.

Pascoal participou do painel dedicado à BR-116, ao lado do senador e ex-vice presidente da República Hamilton Mourão, do deputado federal Luiz Carlos Busato, do deputado estadual Miguel Rosseto, do prefeito leopoldense Ary Vanazzi e do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Diogo Leuck. O prefeito esteiense destacou a importância das intervenções previstas para a BR-116, lembrou do prejuízo que os constantes engarrafamentos causam e afirmou que o custo logístico do Rio Grande do Sul é o dobro do calculado para o país. “Muito em questão de estarmos mais distante, sim, mas muito também em razão da qualidade da infraestrutura de nossa malha rodoviária”, disse. “A gente transporta cerca de 88% de nossa produção pelas estradas do Rio Grande do Sul, e, por isso é fundamental que a gente olhe pra essa malha e procure reduzir os gargalos que nós temos hoje”, comentou. Pascoal agradeceu aos recursos já liberados pelo Governo Federal este ano, mas afirmou que novos aportes já estejam previstos nas próximas leis orçamentárias anuais. No fim, o prefeito disse que é necessário união e mobilização de todos os gestores públicos, independentemente de siglas partidárias, para garantir as obras necessárias para a rodovia que apresenta o maior fluxo do Estado e que tem fundamental importância para o desenvolvimento não só da região mas de todo o Rio Grande do Sul.

Ações para se buscar o fim dos congestionamentos em rodovias e as perdas econômicas causadas pelos engarrafamentos frequentes, investimentos necessários e projetos em andamento ou em planejamento foram alguns dos assuntos debatidos durante toda a manhã no Anfiteatro Padre Werner.

Gabinete do Prefeito