Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Gabinete da Primeira-dama

Dia da Beleza oferece diferentes serviços para mulheres esteienses

26/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco, Bruno Santos e Matheus Araújo

O Espaço Oliveira Silveira, no Centro de Esteio, virou salão de beleza, esmaltaria, clínica de massagem e de podologia e até consultório médico e oftalmológico na tarde desta segunda-feira (25) durante o Dia da Beleza, atividade que fez parte da programação do Mês da Mulher de Esteio. 

Diferentes empresas, entidades e profissionais que atendem de forma particular aceitaram o pedido da Administração Municipal e doaram um pouco do seu tempo, trabalho e conhecimento para oferecer diferentes serviços, de forma gratuita, a mulheres que passaram pela tradicional Rua Coberta.

Quando souberam da atividade através das atendentes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Centro, a aposentada Laci Terezinha Nunes da Silva, 81 anos, e a dona de casa Silvana Nunes da Silva, 55 anos, já se programaram para uma tarde diferente. Enquanto a mãe experimentava os produtos da diretora de vendas independente da Mary Kay Liliana Subtil, a filha passava por um tratamento com a podóloga Marlova Oliveira. “Muito bom isso aqui”, disse Laci. “Eu ‘tô’ me sentido”, brincou Silvana. 

Depois, as duas foram em quase todos os estandes de atendimento disponíveis: fizeram as unhas, receberam massagem, aferiram a pressão e fizeram teste de visão, entre outros serviços disponíveis. Só não quiseram, mesmo, se arriscar na aula de pole dance.

O prefeito Leonardo Pascoal e a primeira-dama Andrea Schneider Pascoal participaram da atividade. Eles passaram nos estandes, agradecendo a participação dos voluntários, e também conversaram com as mulheres que estavam sendo atendidas.


Empresas, entidades e profissionais parceiros
Clínica Loma: Massagem
Cufa: Cabelos (penteado, tranças e corte)
Edy Cabeleireiro: corte, hidratação e apoio da shuatzcoffe
Empreender Eventos: Avaliação com bioimpedância, hidratação e maquiagem
Marlova Subtil: Podologia
Mary Kay: Maquiagem express
MVM Estúdio de Beleza: Cabelo e sobrancelha
Orthodontic: Agendamento para avaliação dentária
Ótica Grau: Teste de visão
Patrícia Francez: Limpeza de pele
Pole dance estúdio by Ana Castro
Senac: Aferição de pressão arterial e glicose, esmaltação e massagem facial
Simone Bender: Esmaltação
Unipacs: Aferição da pressão arterial


Palestra, campanha nas escolas e esporte
Outras três atividades também fizeram parte da programação do Mês na Mulher nesta segunda-feira.

No final da tarde, a Sala de Reuniões do Secretariado, na Prefeitura, ficou lotada com 28 mulheres – e um homem – que foram assistir à palestra “Economia Familiar”, com o consultor Cláudio Ramos. O administrador de empresas com MBA em Gestão de Projetos, gerente financeiro, controller, supervisor administrativo e analista de processos com passagens por empresas como Bayer, Embratel e Purina, pela terceira vez, de forma voluntária, emprestou seus conhecimentos em atividade promovida pelo Escritório do Empreendedor, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Antes da atividade, o titular da SMDEMA, Felipe Costella, agradeceu ao público, ao palestrante e a todas as pessoas que trabalharam para realizar o evento. “Quero saudar nossa equipe do Desenvolvimento Econômico, porque sem a equipe a gente não consegue avançar. Eu sempre digo que tudo que acontece na Prefeitura é feito a muitas mãos. O secretário sozinho consegue fazer muito pouco. Só a primeira-dama não consegue fazer tantas coisas. A gente sozinho não conseguiria fazer esse mês tão recheado com esse calendário tão importante”, disse o secretário. 

Em sua fala, a primeira-dama destacou a importância das ações do Mês da Mulher, apresentando dados importantes. “De 1° de janeiro até o dia 10 de março, 45 mulheres tinham registrado ocorrência doméstica em Esteio. Até o dia de hoje, já são 95 mulheres. Um dado triste, mas que ao mesmo tempo, sendo triste, porque a violência existe, também é um sinal positivo, de que a gente falando sobre o assunto, em 15 dias mais de 30 mulheres se encorajaram para registrar casos de violência que estavam sofrendo em casa”, comparou. Andrea disse, ainda, que muitas outras ações serão feitas durante o ano e também destacou a importância da capacitação para as mulheres. “O conhecimento não pode ser roubado. O celular é roubado, o carro é roubado, mas tudo que a gente sabe não pode ser roubado. Então aproveitem esse momento”, aconselhou.

Pela manhã, uma partida de câmbio reuniu mulheres e homens no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, no Bairro Olímpica, e, durante, todo o dia alunos da Rede Municipal participaram de atividades da Semana de Combate à Violência Escolar contra as Mulheres. A primeira-dama acompanhou uma das ações, realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Florescer, no Bairro Parque Primavera.


Atividades até quarta-feira
O Mês da Mulher de Esteio está sendo realizado pelo Gabinete da Primeira-dama em parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), Segurança Pública (SMSP), Educação (SME), Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e de Saúde (SMS).

Nesta terça-feira (26), além das atividades de Combate à Violência Escolar contra as Mulheres, já teve palestra sobre violência doméstica para alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Érico Veríssimo e vai ter blitz de conscientização no Espaço Rei Pelé durante a Feira do Peixe de Esteio. No último dia de programação, nesta quarta-feira (27), estão previstas uma palestra na Emeb Vitorina Fabre, aulão de ginástica na Casa de Cultura e a caminhada luminosa pelas ruas co Centro, atividade que vai encerrar a programação iniciada em de março, Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970, é símbolo da luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.


Programação
Terça-feira (26)
14h - Blitz de conscientização com entrega de material informativo 
Local: Espaço de Eventos Rei Pelé (Canteiro central da Avenida do Carnaval - Santo Inácio)


Quarta-feira (27)
9h - Palestra sobre violência doméstica para alunos do 9°ano 
Local: EMEB Vitorina Fabre (Atividade fechada)

15h30min - Aulão de ginástica e ritmos
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900 - Centro)

19h30min - Caminhada luminosa – Encerramento 
Local: Ruas do Centro de Esteio
*programação sujeita a alterações

 

Editoriais

Gabinete da Primeira-dama

Compartilhe:

de

106

Leia notícias relacionadas