Gabinete da Primeira-dama

Programação do Mês da Mulher será encerrada nesta quarta-feira

27/03/2024

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Uma caminhada luminosa por ruas do Centro de Esteio, com direito à apresentação do violonista Jean Carlo Godoy e de grupos de kangoo e de ritmos da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya no final do percurso, vai marcar o encerramento do Mês da Mulher de Esteio,

A concentração será realizada no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta) a partir das 19h. Às 19h30min, os participantes vão sair em direção à Praça Coração de Maria, seguindo pela Avenida Presidente Vargas, Avenida Padre Claret, Rua Rio Grande e Rua Padre Felipe, levando 95 balões brancos, representando 95 mulheres de Esteio que, atualmente, estão sob medidas protetivas por conta de agressões domésticas. Os balões serão estourados ao final, simbolizando a libertação destas mulheres de seus agressores. A atividade é aberta a toda a população.

Já o aulão de ginástica e ritmos que seria realizado na Casa de Cultura foi cancelado. As participantes foram convidadas para se apresentar no final do evento da noite.

Blitz
No penúltimo dia de programação do Mês da Mulher, nesta terça-feira (26), a primeira-dama de Esteio, Andrea Schneider Pascoal, e servidores da Secretaria Municipal de Cidadania, e Direitos Humanos (SMCDH) realizaram uma blitz no Espaço Rei Pelé e em estabelecimentos comerciais da Avenida Governador Ernesto Dorneles, no Bairro Santo Inácio. O grupo distribuiu material informativo e a primeira-dama conversou com mulheres durante a atividade, chamando a atenção para a importância do tema.

O Mês da Mulher de Esteio está sendo realizado pelo Gabinete da Primeira-dama em parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), Segurança Pública (SMSP), Educação (SME), Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e de Saúde (SMS).

A programação começou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com uma blitz de conscientização na Estação Esteio. Palestras, jantar especial, espetáculo com cantoras de Esteio, atividades esportivas, oficinas, lançamento da Rede Lilás de Proteção à Mulher, aula de defesa pessoal, Dia da Beleza e ações nas escolas, entre outros, fizeram parte da grade de atividades desenvolvidas.

O Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970, é símbolo da luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

19h30min - Caminhada luminosa
Local: Ruas do Centro de Esteio