Cultura, Esporte e Lazer

Escolas e blocos fizeram bonito nos desfiles de Carnaval de Esteio

15/04/2024

Créditos: Matheus Araújo

O tempo instável da noite de sábado (13) não foi empecilho para que os integrantes de três blocos carnavalescos e cinco escolas de samba mostrassem todo o amor por suas agremiações durante os desfiles de Carnaval de Esteio, realizados na pista montada junto ao Portão 9 do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

O resultado da apresentação das escolas será conhecido na noite desta terça-feira (16) na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), local onde será realizada a apuração. As três melhores escolas no geral receberão troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar. Também serão dados troféus para os nove quesitos avaliados durante as apresentações: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria e comissão de frente.

A festa iniciou com as apresentações dos blocos Império do Samba, Tom do Samba e Princesa Africana, que receberam R$ 3 mil cada pela participação.

Depois, foi a vez das escolas. A primeira a desfilar foi a Acadêmicos de Esteio, que fez uma homenagem ao município. A Mocidade Independente do Jardim Planalto entrou logo em seguida com um enredo falando das “brasileiríssimas africanas”, seguida pela Viradouro, com um tema muito importante na atualidade, a água. A penúltima a cruzar pela passarela do samba esteiense foi a Negritude, que contou a história do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Encerrando a noite de muita festa e cultura, a Salgueiro fez uma auto-homenagem com o enredo que contou os 30 anos da sua história.

Casa escola de samba recebeu R$ 45 mil pela sua apresentação. O valor será repassado através de projeto cultural da Cufa/Esteio. O Desfile foi organizado pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). O evento foi produzido pela Tri Produtora, com incentivo da Lei Rouanet do Governo Federal e patrocínio de Chope Bender, Ciapetro Distribuidora de Combustíveis, Macromix Atacado, Grupo GR Combustíveis, Rodoil e Grupo InBetta.

Cultura, Esporte e Lazer