Gabinete da Primeira-dama

Balada da Inclusão agita pessoas atendidas pela Apae

Créditos: Leo Henrique

Ao som de músicas como O Baile Todo (Bonde do Tigrão), Onda Onda (Tchakabum) e Macarena (Los del Rio), pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Esteio sacudiram o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio, no Bairro Tamandaré, no final da tarde desta segunda-feira (22). A Balada da Inclusão fez parte do Mês da Empatia, contou com a parceria da Apae, e também marcou o 58º aniversário da instituição esteiense.

Na pista de dança, a criatividade dos dançarinos chamava a atenção. Alguns demonstravam suas habilidades com passos de “breakdance”, enquanto outros “chacoalhavam o esqueleto” com seus improvisos.

Um dos dançarinos mais animados era o Gabriel Artur de Oliveira, 21 anos, que esbanjava talento na pista. Ele estava acompanhado pela mãe, Renata de Oliveira, 52 anos, técnica de enfermagem e moradora do Bairro Tamandaré, que estava satisfeita com seu filho na balada. “Ele adora ouvir música e dançar nas festas. Agora mesmo eu o filmei, porque ele gosta de assistir a dança dele e dos colegas”, comentou.

O evento contou com a presença do prefeito Leonardo Pascoal, da primeira-dama Andrea Schneider Pascoal, dos titulares da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Cristiane Franco, e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), Felipe Costella, que também dançaram na Balada da Inclusão e cantaram o parabéns a voce pelo aniversário da Apae juntamente com todos os convidados da festa.

Festas para idosos
Nesta quarta-feira (24), a ação será voltada para aqueles “jovens há mais tempo”, com o Baile da Empatia Idade de Ouro, animado pela Sax Banda Show. Estão sendo esperadas pessoas que participam das atividades do Centro de Convivência do Idoso Neuza Brum, atendidas pelo programa Idoso Feliz e também que participam de grupos de idosos espalhados pela cidade.

A festa será no Salão Social da Igreja Coração de Maria (Rua Coração de Maria, 120 – Centro). Das 14h às 17h. Apresentação de grupos de dança da comunidade e desfile da rainha e rei de grupos também fazem parte da programação.

Mulher + Segura
Outra ação do Mês da Empatia ocorre nesta quinta-feira (25), no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar), com o lançamento do programa Mulher + Segura, programa voltado para oferecer mais proteção para mulheres que se encontram em medidas protetivas contra agressores e que faz parte do escopo das atividades da Rede Lilás. Lançado em 19 de março dentro da programação do Mês da Mulher, o serviço tem objetivo de promover a articulação e integração das ações voltadas à prevenção, atendimento, assistência e enfrentamento à violência contra a mulher. A Rede Lilás é coordenada pelo Gabinete da Primeira-dama e conta com a participação de órgãos de segurança, educação, saúde e direitos humanos do município.

Mês da Empatia
Aberto no dia 5 de abril com a entrega dos kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha, o Mês da Empatia está promovendo um conjunto de atividades voltadaws para gestantes, idosos, crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua, imigrantes e refugiados, entre outros públicos. As ações  estão sendo realizadas pelo Gabinete da Primeira-Dama em conjunto com as secretarias municipais e parceiros.

Fizeram parte da programação, o lançamento do Programa de Apadrinhamento Afetivo e da Campanha do Agasalho de Esteio, Feirão de Emprego e Ação meu Novo Amigo Pet, entre outros..

Lançamento da segunda fase do EsteioTec, seminário sobre autismo e um dia especial voltado para imigrantes e refugiados estão também programadas até a próxima terça-feira (30).

Quando: Quarta-feira (24), das 14h às 17h
Atividade: Baile da Empatia Idade de Ouro
Local: Salão Social da Igreja Coração de Maria (Rua Coração de Maria, 120 - Centro)

Quando: Quinta-feira (25) às 10h