Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Gabinete da Primeira-dama

Autismo é tema de evento voltado aos servidores públicos municipais

29/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Bruno Santos

Servidores da Prefeitura participaram, na manhã do último sábado (27), do Seminário Diário Azul - Uma Jornada através do Autismo. O evento, realizado no Salão Nobre da Prefeitura pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), fez parte da programação do Mês da Empatia, um conjunto de ações desenvolvidas em abril pelo Gabinete da Primeira-Dama e secretarias parceiras voltadas para quem mais precisa de um olhar atento da Administração Municipal. 

A atividade contou com palestras dos fundadores da Causa Nobre® e produtores do livro Diário Azul Bueno e Ana Carolina Rodrigues, da advogada especialista nos Direitos dos Autistas Nathália Lauernann, da picopedagoga e acompanhante terapêutica Priscilla Luise, do psicólogo clínico Fábio Stramar, da pedagoga especialista em autismo e mãe atípica Sabrina Barcellos e da mãe atípica, empreendedora e psicopedagoga Fernanda Pietro.

Especialistas no tema, eles abordaram diferentes questões sobre o autismo, divulgado informações importantes e fazendo depoimentos sobre a causa. A atividade também faz jus ao Abril Azul, mês voltado para ações de conscientização sobre o espectro autista.

Os titulares da SMDEMA, Felipe Costella, e da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Cristiane Franco, participaram do Seminário.


Atividades canceladas
Em razão das chuvas, o lançamento da segunda fase do EsteioTec, que seria realizado no final da tarde desta segunda-feira (29), e o Acolhendo com Empatia Imigrantes e Refugiados, que ocorreria ao longo desta terça-feira (30), ambas atividades do Mês da Empatia, foram canceladas.

Da mesma forma, foi cancelado o passeio ciclístico que marcaria a abertura da programação do Mês da Empatia e que seria realizado nesta quarta-feira (1º) entre a Rua Coberta e a Praça Coração de Maria foi cancelado. Uma nova data será definida para o evento. 

Aberto no dia 5 de abril com a entrega dos kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha, o Mês da Empatia promoveu ações voltadas para gestantes, idosos, crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua entre outros públicos. 
Fizeram parte da programação, o lançamento do Programa de Apadrinhamento Afetivo e da Campanha do Agasalho de Esteio, Feirão de Emprego, Ação meu Novo Amigo Pet, Balada da Inclusão, voltada para alunos da Apae e outros serviços que atendem pessoas com deficiência, e Baile da Empatia Idade de Ouro, voltado para os idosos, entre outros.


Mês do Brincar
Depois dos meses dedicados à Mulher, em março, e à Empatia, em abril, o Gabinete da Primeira Dama de Esteio vai promover o Mês do Brincar, um conjunto de atividades voltadas para toda a família que buscam valorizar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças, em especial, e das pessoas de todas as idades, no geral.

Ao longo de maio, os 13 bairros de Esteio vão receber as atividades, realizadas em parcerias com as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), da Educação (SME) e da Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH). Distribuição de pipoca e algodão doce e disponibilização de brinquedos infláveis são algumas das ações que vão ser realizadas.

Na última semana do mês, as escolas da rede pública municipal vão promover, também, a Semana do Brincar.

 


 

Editoriais

Gabinete da Primeira-dama

Compartilhe:

de

13

Leia notícias relacionadas