Cultura, Esporte e Lazer

Funproarte 2024/1: Divulgado resultado dos recursos

26/04/2024

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) divulgou, nesta sexta-feira (26), o resultado dos recursos interpostos por produtores que tiveram os projetos reprovados, mas que tinham direito de recorrer, do Edital 2024/01 do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Esteio (Funproarte).

Todas as oito iniciativas reprovadas parcialmente complementaram a documentação faltante e estão concorrendo, junto com outras quatro que já haviam sido aprovadas.

Na próxima quinta-feira (2), os 12 projetos finalistas serão avaliados, com base em análises contábil, técnica e de mérito artístico, pelos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). O resultado final será publicado no site da Prefeitura na próxima sexta-feira (3). A execução dos projetos está liberada a partir do dia 5 de junho.

Podiam concorrer ao financiamento pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, com domicílio ou sede Em Esteio por, pelo menos, dois anos, devidamente cadastradas e habilitadas como produtores culturais em Esteio. Cada proponente podia concorrer com um único projeto de natureza estritamente cultural. Cada iniciativa de pessoa física terá direito a até R$ 7.158,13. Para pessoas jurídicas, o valor disponível é o dobro: R$ 14.316,26. A SMCEL vai investir quase R$ 71,6 no Funproarte no primeiro semestre.

Também para o Esporte
Na última quarta-feira (24), a SMCEL lançou o edital para seleção de projetos a serem contemplados pelo Fundo Municipal de Apoio às Atividades Desportivas (FMAAD) no primeiro semestre de 2024 (Edital 01/2024).

As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de maio através da entrega de envelope com projeto e demais documentos necessários (acesse aqui) na Central de Atendimento da Prefeitura - Protocolo Geral (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda-feira a sexta-feira, das 12h30min às 18h.

Para participar, o produtor esportivo precisa estar com dados atualizados no Sistema de Cadastro de Artistas, Atletas e Produtores de Esteio (Scaap) até a próxima segunda-feira (29). Além disso, será obrigatória a participação na oficina de elaboração de projetos, que será realizada no dia 2 de maio, às 19h, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). O comparecimento deverá ser confirmado previamente através do e-mail esportes.esteio@gmail.com.

Cada proponente poderá apresentar um projeto, num único segmento, limitado ao valor máximo de R$ 3 mil para pessoas físicas e de, no mínimo R$ 1 mil para pessoas jurídicas, sem limite máximo,  em uma das três linhas disponíveis: esporte de caráter educacional, eventos esportivos e esporte de rendimento. O valor total destinado para os projetos através do Edital 01/2024 é de R$ 117,5 mil.

O processo de seleção terá análises contábil, técnica e de mérito esportivo, com parecer emitido pela Diretoria de Esportes da SMCEL. Na sequência, o projeto será repassado para avaliação e aprovação do Conselho Municipal de Desporto (CMD). O resultado dos pré-aprovados será publicado no dia 15 de maio, data que abre prazo de três dias úteis para apresentação de recursos por parte de produtores com as iniciativas desaprovadas. O resultado final da seleção está previsto para o dia 21 de maio no site da Prefeitura.

O produtor deverá apresentar uma contrapartida social na forma de atividades ou material de natureza esportiva, destinadas a universalizar o acesso e o desenvolvimento do esporte em Esteio. O projeto deverá conter a data de início a partir de 17 de junho de 2024.

O edital completo e planilhas necessárias para participação no certame estão disponíveis no menu Concursos e Seleções / Secretaria de Cultura / 2024 / FMAAD 2024. Cabe ao produtor acompanhar o andamento do processo.

Funproarte 2024/01
Projetos aprovados após recursos
Bebezos (Visualizer)
: Alexsander da Silva Martins

Clubes de Leitura da Biblioteca Comunitária Circular
: Carolina Neves da Silva

O Remix da História
: Gabriela Ventura

Bailinho da Casa Verde - Edição Presencial Nº3
: Giovanni Matos Pereira

Retomada Cultural da banda Split Blues
: Jackson Gundel Marques

Batalha do Esquenta
: Jackson Jones Fonseca da Conceição

Aniversário de 23 anos da banda Lokos D'Bira
: Luciano Rodrigues Iaczinski

Intercâmbio Cultural de Dança na Disney
: Paula Matte Estúdio de Dança

Projetos que já estavam aprovados
200 anos de imigração alemã no Brasil: também somos berço desta história!
: Christine Graebin Roll

Não é sobre mim, é sobre você! Inverno/2024-1
: Daiane Pereira da Rosa Matte

Projeto Musical Santa Helena
: Ivone Silva de Oliveira

Silence House apresenta mixtape vol. Two
: Rodrigo Cardoso dos Santos

Análise dos projetos: Quinta-feira (2)

Divulgação do resultado final: Sexta-feira (3)

FMAAD 2024/1
Edital completo

Atualização de cadastro no Scaap: Até segunda-feira (29)

Oficina de elaboração de projetos: 2 de maio, às 19h, na Casa de Cultura (agendar participação pelo e-mail esportes.esteio@gmail.com)

Protocolo de projetos: Até 13 de maio, no Protocolo Geral da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda-feira a sexta-feira, das 12h30min às 18h.

Divulgação dos pré-aprovados: 15 de maio, no site da Prefeitura

Recursos: De 15 a 17 de maio, no Protocolo Geral da Prefeitura

Divulgação final dos contemplados: 21 de maio, no site da Prefeitura

Início da execução dor projetos: 17 de junho