Cultura, Esporte e Lazer

Dançarinos dão show na segunda edição do Esteio em Dança Festival

29/04/2024

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

O auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya ficou lotado na tarde do último sábado (27) durante o 2º Esteio em Dança Festival, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) que reuniu dançarinos de 12 grupos e escolas de dança de Esteio, São Leopoldo e Guaíba.

Em sua fala na abertura oficial, o titular da SMCEL, Guilherme Zolin, destacou o crescimento do evento e agradeceu a participação dos bailarinos e públicos. “Na primeira edição, tivemos cinco grupos. Agora, já temos muito mais, mostrando que é um evento que vai crescer muito”, afirmou.

Ao todo, foram 36 coreografias em palco, do Balé Clássico à Dança Contemporânea, passando pelo Jazz, Dança Popular e Dança Urbana, reunindo cerca de 200 bailarinos do baby  (três a oito anos) à terceira idade (a partir de 60 anos). Antes da cada apresentação, a diretora de Políticas Culturais da SMCEL, mestre de cerimônia no evento, apresentava o grupo e a nominata dos bailarinos de cada apresentação, que se apresentaram em espetáculos individuais, de duplas, trios, quartetos e grupos de cinco ou mais integrantes. Depois de cada apresentação, muitos aplausos por parte do público.

No final, todos os grupos participantes receberam troféus e os cerca de 200 bailarinos ganharam medalhas.

Além dos 12 grupos inscritos, o evento contou, na abertura, com apresentações especiais da Companhia de Dança Sabine Costella, que tem 39 anos de atuação na cidade, e da bailarina Isabelle Baccin, do Estúdio de Dança Paula Matte, que apresentou a coreografia Barbie Girl, trabalho vencedor do Festival Guaíba de Dança.

Participantes inscritos
Garra + Dance (Esteio)
DF Ballet (Esteio)
Gede (Esteio)