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Foto: Adriano Rosa da Rocha
Desenvolvido para apresentar demandas, fazer reclamações, elogios e dar sugestões de uma maneira prática, o aplicativo de celular Fiscale.VC completou um mês, nesta quarta-feira (16), desde o seu lançamento. Gerenciado pela Secretaria Municipal da Administração (SMAD), o software já possui um total de 384 usuários cadastrados e 810 demandas recebidas. Deste total, 41,21% já foram finalizadas.

Os bairros com mais solicitações são Centro, Santo Inácio, Jardim Planalto e Novo Esteio. Entre todas as secretarias municipais, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos apresenta o maior número de pedidos. Problemas com lâmpadas apagadas em postes foram as demandas mais encaminhadas, com 193 solicitações.

Conforme o coordenador de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura, Rafael Gaia, o Fiscale tem se mostrado muito eficaz. “Através do aplicativo, as pessoas têm a oportunidade de entender melhor como é a funcionalidade do atendimento de cada secretaria. Além disso, houve, também, um resultado maior no acompanhamento do andamento dos protocolos. Antes as pessoas não sabiam como fazer, e agora é mais fácil. Além disso, a população tem, no aplicativo, um modo melhor de expor a sua requisição, com o uso de fotos e áudios. Estamos quase passando dos 50% de encerramento das demandas apresentadas pelo Fiscale, mas nossa meta é chegar aos 80% até o fim do ano”, comentou.

A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas de aplicativo (Google Play e App Store). O passo a passo é simples, ao instalar o aplicativo o cidadão faz um cadastro com seus dados pessoais e identifica a demanda a ser resolvida, em seguida o registro da solicitação ou colaboração é feito, o setor responsável verifica se é possível e necessário atender a solicitação, esta é encaminhada para realização do serviço, a equipe encarregada fará o agendamento do pedido, o serviço é realizado e a demanda é solucionada, ao final a ouvidoria confirma a realização do serviço e o cidadão qualifica o serviço prestado. Além disso, o prefeito Leonardo Pascoal poderá, por exemplo, acompanhar em tempo real as demandas através do painel gestor do aplicativo.

Os atendimentos convencionais de solicitações via telefone da Ouvidoria (0800-541-0400), presencial (no prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h) e pelo perfil da Administração Municipal no Facebook  seguem operando normalmente.

Outras opções de contato
Uma alternativa para levar demandas à Administração Pública é o Gabinete Aberto. Todas as segundas-feiras (exceto feriados), Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa também recebem os esteienses para uma conversa onde a população também pode entregar demandas, sugestões e pedidos. Para ser atendido, basta ir até a Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar) a partir das 14h. O atendimento é por ordem de chegada.

Outro modo de aproximação é o Prefeitura na Rua, programa criado para que os esteienses possam falar não só com prefeito e vice-prefeito, mas com todo o secretariado para apresentar pedidos e cobrar soluções para os problemas. Periodicamente, uma estrutura é instalada pela Administração Municipal em um bairro ou comunidade diferente. A próxima edição será nesta quinta-feira (17) das 17h às 20h na Av. Porto Alegre, 1039, ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida no Bairro Jardim Planalto.


Texto: Luciana Abdur