20180611 RSEsportes PrimeiraRodadaOitavasCopaCampeoes abre
Fotos: RS Esportes/divulgação
Duas partidas na noite desta segunda-feira (11) no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079) definiram os dois classificados para as quartas de final da 14ª Copa dos Campeões de Futsal pela categoria Força Livre. Rabelo (Alvorada) e Unidos da Campina (São Leopoldo) foram as duas primeiras equipes a garantir presença na antepenúltima fase do torneio promovido pelo empresário Claiton Almeida com apoio da Prefeitura de Esteio e patrocínio máster da Corsan.

No primeiro jogo da noite, o Rabelo, que havia encerrado a primeira fase com a nona colocação no geral, encarou o Street Boys, de Esteio, que ficou com a oitava posição. Embora o placar tenha sido até elástico para o time de Alvorada (3 a 0), a partida foi muito equilibrada.

Aos três minutos de jogo, Binho abriu o marcador. O time esteiense não se assustou e seguiu com a mesma postura, trocando passes e obrigando o goleiro Bruno a fazer grandes defesas.

Na segunda etapa, a partida ganhou em velocidade. O Stree Boys pressionava em busca do gol de empate, e o Rabelo respondia com jogadas de velocidade. A equipe de Esteio chegou a ter mais finalizações, mas o goleiro Bruno, com boas defesas, tratou de segurar o resultado. Faltavam quatro minutos para o encerramento do jogo quando Guetto aproveitou o passe de Dodô e aumentou a vantagem. O Street obrigou-se a avançar ainda mais, e deixou a defesa desguarnecida. Guetto foi às redes novamente, fechando o placar e carimbando a vaga do Rabelo às quartas de final.

Agora, o time de Alvorada espera pelo vencedor de Radar/Carboni Pneus (Porto Alegre) e Expresso Futsal (Capão da Canoa), que jogam dia 29, para conhecer seu adversário na próxima fase.


Primeira disputa de pênaltis
O segundo jogo da noite foi equilibrado, também, no placar. Unidos da Campina e ANPF (Nova Petrópolis) fizeram uma partida que, para muitos torcedores, era tida como uma final antecipada devido à qualidade das duas equipes.

Desde a saída de bola, o time da Serra levou perigo ao gol do goleiro Émerson. A agremiação do Vale do Sinos demorou alguns minutos para entrar no jogo, mas, aos poucos, foi encaixando as jogadas e, aos 10 minutos, Tiago Bueno abriu o marcador. A partida seguia bem disputada, com boas chances para ambos os lados. Aos 17 minutos, o capitão da ANPF, Sig, aproveitou a cobrança de escanteio para igualar o marcador, fechando o placar da primeira etapa em 1 a 1.

O Unidos da Campina voltou do intervalo com a mesma postura, trocando passes e procurando manter a posse de bola. Aos 8 minutos, Dico colocou o time leopoldense à frente do marcador. O treinador Adão Vila Nova, da ANPF, reorganizou a equipe e pediu tranquilidade para finalizar as jogadas, mas a agremiação da Serra não conseguia converter em gols as chances que criava. A partida se encaminhava para o final quando Linguiça achou Bruno Baserga livre na pequena área. O camisa 11 só teve trabalho de escorar para o fundo das redes deixando tudo igual. Com o final da partida se aproximando, as equipes não se arriscaram muito e a decisão foi para as penalidades.

Nos tiros livres diretos, Émerson defendeu a segunda cobrança e foi fundamental para a classificação do Unidos da Campina, que venceu nos pênaltis por 3 a 1

O Unidos enfrentará nas quartas de final o vencedor do jogo entre Acesa (Charqueadas) e Universidade Feevale (Novo Hamburgo), que se enfrentam na próxima sexta-feira (15), às 21h30min.

Antes, às 20h30min, o Flamengo/FAM, time que está representando Esteio e Parobé na competição, duela com o Chaleira, de Canoas, pelas quartas de final da categoria Máster 40. Quem vencer, fará uma das semifinais diante do vencedor de Fainord (Santa Maria do Herval) e Ressaka (Portão), que se encaram no dia 22.


Maior competição amadora do Estado
A Copa dos Campeões de Futsal, considerada a maior competição amadora do esporte no Rio Grande do Sul e que desde 2011 é realizada em Esteio, começou no dia 6 de abril, com 24 times na categoria Força Livre e outras equipes na Máster 40.

O campeão de cada segmento leva para casa um Renault Kwid zero-quilômetro. Os vice-campeões ganharão R$ 5 mil. A final está marcada para o dia 20 de julho. A entrada para os jogos é gratuita (com exceção da final, quando será cobrado dois quilos de alimento não perecível como ingresso).


Resultados de segunda-feira (11)
Street Boys (Esteio) 0 X 3 Rabello (Alvorada)
Unidos da Campina (São Leopoldo) 2 (3) X (1) 2 ANPF (Nova Petrópolis)


Próximas partidas

Sexta-feira (15)
20h30min
Chaleira (Canoas) X Flamengo/FAM (Esteio/Parobé)*
21h30min
Acesa (Charqueadas) X Universidade Feevale (Novo Hamburgo)

Segunda-feira (18)
20h30min
Acadêmicos (Esteio) X Radar/Carboni Pneus (Porto Alegre)*
21h30min
Só Pelada (Carlos Barbosa) X Barsemlona (Esteio)

22 de junho
20h30min
Fainord (Santa Maria do Herval) X Ressaka (Portão)*
21h30min
Estrela (Farroupilha) X UJR/Feevale (Novo Hamburgo)

25 de junho
20h30min
Burger Brothers (Garibaldi) X Penharol/Gelátikos (Esteio)*
21h30min
SER Alvorada (Alvorada) X JR Santos/Karruira Motos (Canoas)

29 de junho
20h30min
Trianon (Esteio) X Geração 21 (São Leopoldo)
21h30min
Radar/Carboni Pneus (Porto Alegre) X Expresso Futsal (Capão da Canoa)
* Partidas pela Máster 40

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1