20170831 AdrianoRosadaRocha DoacaoSangueRuaCoberta 006
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Na próxima sexta-feira (30), o Grupo Sangue Amigo da Vida levará doadores de sangue esteienses ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os interessados em participar da ida ao Hemocentro devem se inscrever até quinta-feira (29) pelo e-mail gruposangueamigodavida@hotmail.com ou pelos telefones 99208-9947 (habilitado para mensagens via Whatsapp) ou 98181-0877 com a coordenadora do grupo, Ana Tavares. 

Um ônibus, concedido pela Real Rodovias, partirá da Rua Garibaldi (Rua Coberta), às 7h30min. A instituição, com sede na Capital gaúcha, fornece o sangue utilizado em procedimentos realizados no Hospital São Camilo.O transporte será gratuito.

Quem não puder participar da ação, mas deseja colaborar doando sangue, pode ir até o Hemocentro do Estado, localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722. O atendimento é realizado de segunda a sexta feira, das 8h às 18h. Para cadastro de doador de medula óssea, o atendimento é feito de segunda a sexta feira, das 8h às 17h. Veja abaixo mais informações sobre os requisitos para doar sangue e outras orientações importantes.

A "viagem da solidariedade" é uma campanha que o Sangue Amigo da Vida promove ao longo de todo o ano. Doar sangue faz bem, não somente para quem recebe, como também para quem está fornecendo, como a redução de risco de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer.


Doação de sangue no Hemocentro
Quando: Sexta-feira (30), 7h30min
Local: Ônibus sairá da Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Inscrições: Até quinta-feira (29) pelo e-mail gruposangueamigodavida@hotmail.com ou pelos telefones 99208-9947 (Whatsapp) ou 98181-0877, com Ana Tavares

 

Requisitos para ser um doador:
Ter de 18 a 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ser saudável e ter se alimentado. Aqueles que já tiveram hepatite, doença de chagas, malária, sífilis ou fizeram tatuagem no último ano não podem fazer a coleta.


Orientações para doadores:
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e à segurança de quem vai receber o sangue.

Requisitos
- Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação)
- Estar bem de saúde}
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar mais de 50 quilos
- Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação

 

Impedimentos temporários
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

 

Cirurgias e prazos de impedimentos
- Extração dentária: 72 horas.
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses
- Transfusão de sangue: um ano
- Tatuagem: um ano

 

Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária

 

Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)

 

Hemocentro do Estado
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre
Atendimento
– Para doação de sangue: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h
– Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta feira, das 8h às 17h

 

Texto: Luciana Abdur