Cultura, Esporte e Lazer

Contação de histórias é realizada na Biblioteca Municipal

Créditos: Leo Henrique

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Trem da Alegria assistiram, nesta quinta-feira (18), a uma contação de histórias na Biblioteca Municipal Rui Barbosa. A ação teve como objetivo incentivar a leitura e o contato com a literatura. A atividade foi desenvolvida pela escritora esteiense Maria Conceição Padilha e foi realizada em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil.

Uma das histórias contadas às crianças foi “O relógio do vovô”. Nela, a protagonista Neuzinha encontra um relógio de grande valor sentimental e o perde ao mostrar para suas amigas. Uma fada surge no momento e mostra para Neuzinha alguns relógios que ela pode levar para casa no lugar daquele que perdeu. Assim, a história se desenvolve na atitude de Neuzinha em relação à proposta da fada. O fim da situação ressalta a importância da sinceridade, honestidade e a gratidão aos nossos antepassados.

Para Maria Conceição Padilha, a contação de histórias é muito importante para o desenvolvimento das crianças. “Esse é um momento precioso. Contar uma história para uma criança exige uma responsabilidade muito grande de transmitir um ensinamento positivo”, ressaltou.

Diferentes atividades
Nesta sexta-feira (19), às 10h30min, mais alunos da Trem da Alegria vão à Biblioteca para ouvir histórias, desta vez em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril.

Na próxima segunda-feira(22), será realizada uma nova Feira de Doação de Livros, em frente à Biblioteca e, na próxima quinta-feira (25), servidores da Rui Barbosa vão à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Tomé de Souza apresentar os serviços ofertados pela instituição.

Seja sócio
A Biblioteca Rui Barbosa foi criada através da Lei Nº 379, sancionada pelo então prefeito Galvany Dornelles Guedes no dia 27 de agosto de 1962. O documento autorizou a abertura de crédito especial de CR$ 218 mil (218 mil cruzeiros) para compra de livros, jornais e revistas e também de equipamentos e material de consumo para a instituição. Na criação, a instituição era vinculada à Diretoria de Administração do Município; hoje, pertence à estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

Moradores de Esteio podem se associar e levar para casa, sem custos, livros e outros materiais emprestados. Para isso, é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Podem ser retirados até dois livros, duas revistas e seis gibis, que devem ser devolvidos ou renovados em 10 dias. Além de pessoalmente, a renovação pode ser feita, por telefone (2700-4357 - ramal 2144) ou WhatsApp (99352-8701).

A Biblioteca funciona  de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Programação da Biblioteca
Sexta-feira (19), 10h30min
Atividade: Contação de lendas em alusão ao Dia dos Povos Indígenas
Local: Biblioteca (Rua Padre Felipe, 900 – Centro)