Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Chuvas em Esteio: 25ª edição da Feira do Livro é adiada

02/05/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e a Secretaria Municipal da Educação (SME) decidiram, em razão das chuvas que estão atingindo Esteio, adiar a 25ª Feira do Livro de Esteio, que seria realizada entre a próxima terça-feira (7) e 13 de maio no Espaço de Eventos Rei Pelé, no Bairro Santo Inácio. As duas pastas, parceiras na realização da tradicional atividade, vão definir novas datas para a Feira. 

A SMCEL também cancelou a oficina para realização de projetos do Fundo Municipal de Apoio às Atividades Desportivas (FMAAD), que seria realizada na noite desta quinta-feira (2) na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. e a reunião de avaliação dos projetos inscritos no edital do primeiro semestre do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Esteio (Funproarte), que também ocorreria na Casa de Cultura. Novas datas serão marcadas para dar andamento aos processos de seleção abertos pelo dois editais.

Da mesma forma, a abertura dos Jogos Estudantis de Esteio (Jedes), que ocorreria nesta sexta-feira (2) no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, foi cancelada, assim como as provas da rústica e badminton da próxima segunda (6) e terça-feira (7), e as partidas desta quinta (2) e sexta-feira (3) da Copa dos Campeões de Futsal, que ocorre no mesmo espaço.


Provas do concurso transferidas
A Prefeitura Municipal transferiu a data das provas do concurso público para a contratação de oito profissionais da área da Educação, que seriam aplicadas neste domingo (5), para o dia 12 de maio, nos mesmos locais e horários.

Quase 1,3 mil candidatos estão aptos para participar da fase das provas objetivas do certame. Ao todo, foram 1.983 inscrições realizadas. Destas, 1.292 foram homologadas. As demais não foram aceitas por estarem em duplicidade ou pelo não pagamento da taxa por parte do candidato. 


Aulas suspensas
Atendendo a orientação do Governo do Estado, a SME suspendeu as aulas nas escolas da rede pública municipal nesta quinta (2) e sexta-feira (3). A SME analisará, com o passar dos próximos dias, a necessidade de suspender ou não as aulas na próxima semana.


Nível histórico
Do final da tarde do último sábado (27) até as 16h desta quinta-feira (2), Esteio registrou 370,2mm de precipitação, um valor histórico para a cidade. O nível do Rio dos Sinos está em 3,70m na régua de medição que fica junto à empresa Lansul, trazendo risco de mais inundação para a cidade.

Para atender aos desabrigados, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direito Humanos (SMCDH) abriu sete locais para receber os esteienses que tiveram a casa invadida pelas águas. Até as 16h desta quinta-feira (2), haviam 454 pessoas acolhidas nas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Eva Karnal (Bairro Liberdade), Maria Marques (Três Marias), Dulce de Moraes (Bairro Liberdade), Ezequiel Nunes Filho (São Sebastião), Oswaldo Aranha (Centro), Luíza Fraga (Novo Esteio) e Vitorina Fabre (Centro), que ficam nos bairros mais afetados pela enchente.


Doações
O Município abriu uma central de recebimento de donativos no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079 - Bairro Olímpica). No momento, os itens mais necessários são roupas masculinas e infantis, maias e sabonetes. Colchões, cobertas, produtos de higiene pessoal e de limpeza também são itens necessários. As doações podem ser feitas das 9h às 22h.


Estado de Emergência
O prefeito Leonardo Pascoal assinou, na última terça-feira (30), o Decreto Municipal 8.134/2024, que declara Situação de Emergência em Esteio.

O documento confirma a necessidade de mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), autoriza a adoção de medidas administrativas excepcionais para atendimento à população nas áreas atingidas.

Entre outras medidas, o Decreto permite a convocação de voluntários para auxiliar na realização de diferentes ações e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada; e possibilita, que autoridades administrativas e agentes de defesa civil entrem em residências, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro, ou determine a evacuação do local, por exemplo.

O documento possibilita, também, mais celeridade na contratação de obras e serviços e na compra de equipamentos e bens necessários para atender à população, de acordo com excepcionalidades previstas na Lei Federal 14.133/2021, sem prejuízos das restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000).


Trabalho ininterrupto
Desde domingo (30), equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários estão trabalhando ininterruptamente para atender às ocorrências. Pedidos de ajuda podem ser registrados pelos telefones 153 e 98600-8355.

 

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas