Duas comunidades do São José passam por projeto de urbanização

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

Moradores das vilas Cruzeiro e Esperança estão observando, nas últimas semanas, a movimentação de máquinas e operários. As duas comunidades, no Bairro São José, estão passando por projetos de urbanização que, quando concluídos, darão mais qualidade de vida para quem vive no local.

Na manhã desta sexta-feira (19), enquanto uma equipe da SS Construções, empresa contratada para a execução dos serviços, trabalhava na instalação de canos de concreto da rede de drenagem da Rua Milton Wilson Lain, na Cruzeiro, trabalhadores da Construsinos, também contratada via licitação, davam sequência a serviço semelhante no Beco 11 da Vila Esperança.

Mais de R$ 4,5 milhões investidos
Na Vila Cruzeiro, estão previstas substituições de redes de drenagem, pavimentação com blocos intertravados e instalação de meios-fios nas ruas Luís Escobar Jardim, Milton Wilson Lain, Ary Leite, Hortêncio Guilhermino Batuta, Plínio Jacobus, Luís Oliveira, Dona Maria Zagonel e Pedro dos Santos. Nas ruas Lourenço Rabaioli e Oséias Vieira da Cunha também serão construídas calçadas e instaladas sinalização vertical e horizontal. No total, serão 1.041 metros lineares ou 5.538 metros quadrados de vias pavimentadas, o que vai melhorar a mobilidade urbana e trazer mais qualidade de vida para os moradores, que deixarão para trás o barro em dias de chuva e a poeira em dias de sol.

O investimento ultrapassa R$ 2,5 milhões. Do valor, R$ 1.44 milhão é oriundo de recursos próprios da Prefeitura. O restante será liberado pela Caixa Econômica Federal a partir de emendas parlamentares propostas pelo senador Luis Carlos Heinze e pelos deputados federais Bibo Nunes e Onyx Lorenzoni.

A segunda fase do projeto da Vila Esperança prevê a instalação de redes de drenagem nos becos 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11 e 12, perfazendo um total de 633 metros lineares, e a pavimentação com blocos de concreto intertravados nos becos 2, 2A, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11 e 12, totalizando quase de 3,6 mil metros quadrados. Também serão executadas a pavimentação dos passeios das ruas Ezequiel Rezende e Dionísio Costa, num total de 689 metros quadrados, a construção de obras de acessibilidade e a sinalização viária vertical nos becos a serem pavimentados.

Serão investidos quase R$ 2 milhões, sendo R$1,828 milhão do Governo Federal, através da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e R$ 163,3 mil do Município.

Na primeira etapa do projeto, foram realizadas pavimentação de vias, construção de calçadas com acessibilidade e instalação de sinalização. As melhorias abrangeram as ruas Quaraí, Olga Benário Prestes, Santana, Rotary Clube, Francelino Viana, Tri Campeão do Mundo, Ezequiel Rezende, Joceí da Silva Carvalho, Dionísio da Costa, José Antônio Soares, Enio José Muller e Florinaldo Silveira de Matos, as travessas Taquara e 4 e os becos 1, 2, 7 e 8. O investimento foi de R$ 3,24 milhões, proveniente do extinto Ministério das Cidades (ligado, hoje, ao Ministério do Desenvolvimento Regional) e da Caixa Econômica Federal via PAC 2.

Comunidade vai ganhar também uma praça
Os moradores da Vila Esperança também receberão, em breve, uma nova praça, que será construída em um terreno vazio, utilizado recentemente como canteiro de obras da primeira fase do projeto de urbanização. A ordem de início foi assinada no dia 8 de janeiro.

No local, na esquina das ruas Francelino Viana e Joceí da Silva Carvalho, serão construídas uma cancha de bocha, uma quadra de futebol e uma quadra poliesportiva para vôlei e basquete. Também serão instalados bancos, playground, academia ao ar livre, bicicletário e calçadas internas e externas. O projeto, orçado em R$ 875,7 mil, prevê, ainda, muitos espaços verdes, com plantio de gramas e árvores como ipês, jacarandás e palmeiras.

O recursos são oriundos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e contrapartida do Município.