Gabinete do Prefeito

Chuvas em Esteio: Prefeitura transfere provas do concurso e cancela mais atividades

02/05/2024

Em razão das chuvas que estão atingindo Esteio, assim como quase todo o Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal transferiu a data das provas do concurso público para a contratação de oito profissionais da área da Educação, que seriam aplicadas neste domingo (5) para o dia 12 de maio, nos mesmos locais e horários.

Quase 1,3 mil candidatos estão aptos para participar da fase das provas objetivas do certame. Ao todo, foram 1.983 inscrições realizadas. Destas, 1.292 foram homologadas. As demais não foram aceitas por estarem em duplicidade ou pelo não pagamento da taxa por parte do candidato.

FMAAD e Funproarte
A oficina para realização de projetos do Fundo Municipal de Apoio às Atividades Desportivas (FMAAD), que seria realizada na noite desta quinta-feira (2) na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, foi cancelada. Uma nova data para a realização da atividade, de participação obrigatória para produtores interessados em apresentar projetos no Edital 01/2024, será agendada.

Também foi suspensa a reunião de avaliação dos projetos inscritos no edital do primeiro semestre do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Esteio (Funproarte). O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) iria se reunir também nesta quinta-feira (2) na Casa de Cultura. Com isso, também foi suspensa a divulgação dos selecionados, que estava prevista para esta sexta-feira (3). Novas datas serão marcadas para dar andamento ao processo de seleção aberto pelo Edital 01/2024.

Jedes e Copa dos Campeões de Futsal
A abertura dos Jogos Estudantis de Esteio (Jedes), que ocorreria nesta sexta-feira (2) no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, no Bairro Olímpica, foi cancelada, assim como as provas da rústica e badminton da próxima segunda (6) e terça-feira (7). A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) vai reorganizar a tabela de jogos da competição e repassar para as escolas.

Também estão suspensos os jogos desta quinta (2) e sexta-feira (3) da Copa dos Campeões de Futsal, que ocorre no ginásio do Bairro Olímpica. A organização do campeonato fará a reformulação das tabelas de jogos.

Aulas suspensas
Atendendo a orientação do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Educação (SME) suspendeu as aulas nas escolas da rede pública municipal nesta quinta (2) e sexta-feira (3). A SME analisará, com o passar dos próximos dias, a necessidade de suspender ou não as aulas na próxima semana.

Abrigos
A Secretaria Municipal de Cidadania e Direito Humanos (SMCDH) já abriu quatro locais para receber os esteienses que tiveram a casa invadida pelas águas. Até as 11h desta quinta-feira (2), haviam 331 pessoas acolhidas nas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Eva Karnal (Bairro Liberdade), Maria Marques (Três Marias), Dulce de Moraes (Bairro Liberdade) e Ezequiel Nunes Filho (São Sebastião), que se localizam nos bairros mais afetados pela enchente.

Equipes da SMCDH e voluntários estão abrindo outros três novos pontos de abrigo, nas escolas Oswaldo Aranha (Centro), Luíza Fraga (Novo Esteio) e Vitorina Fabre (Centro).

Doações
O Município abriu uma central de recebimento de donativos no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079 - Bairro Olímpica). No momento, os itens mais necessários são roupas masculinas e infantis, maias e sabonetes. Colchões, cobertas, produtos de higiene pessoal e de limpeza também são itens necessários. As doações podem ser feitas das 9h às 22h.

Estado de Emergência
O prefeito Leonardo Pascoal assinou, na última terça-feira (30), o Decreto Municipal 8.134/2024, que declara Situação de Emergência em Esteio.

O documento confirma a necessidade de mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), autoriza a adoção de medidas administrativas excepcionais para atendimento à população nas áreas atingidas.

Entre outras medidas, o Decreto permite a convocação de voluntários para auxiliar na realização de diferentes ações e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada; e possibilita, que autoridades administrativas e agentes de defesa civil entrem em residências, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro, ou determine a evacuação do local, por exemplo.

O documento possibilita, também, mais celeridade na contratação de obras e serviços e na compra de equipamentos e bens necessários para atender à população, de acordo com excepcionalidades previstas na Lei Federal 14.133/2021, sem prejuízos das restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 10,/2000).

Trabalho ininterrupto
Do final da tarde do último sábado (29) até as 11h20min desta quinta-feira (2), choveu 361,80mm em Esteio, volume que supera a média história para todo o mês de abril. O nível do Rio dos Sinos junto à régua localizada na Lansul, chegou a 3,40m, causando alerta de inundação nos bairros Três Portos e Novos Esteio.

Desde domingo (30), equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários estão trabalhando ininterruptamente para atender às ocorrências. Pedidos de ajuda podem ser registrados pelos telefones 153 e 98600-8355.

Gabinete do Prefeito