20170619 RSEsportes PrimeiraRodadaQuartasCopaCampeoes abre
Fotos: RS Esportes/divulgação
Foi na cobrança de pênaltis diante do Marechal Morkata (Caxias do Sul) que a Universidade Feevale (Novo Hamburgo) garantiu vaga nas semifinais da categoria Adulto da 13ª Copa dos Campeões de Futsal, competição realizada pela Prefeitura de Esteio e empresário Claiton Almeida com patrocínio da Corsan. Quem também passou para a próxima fase foi o Garibaldi Futsal, que aplicou uma goleada de 8 a 2 sobre o CPI Futsal (Porto Alegre), nas Máster 40. Os jogos foram realizados nesta segunda-feira (19) no Ginásio Municipal Edgar Piccioni.

O primeiro duelo da noite foi entre os veteranos. Logo nos primeiros minutos, o Garibaldi abriu o marcador com gol de Baú. A equipe do CPI ainda não tinha assimilado o golpe quanto Pablo aumentou a vantagem. O time da Capital se reorganizou e, aos 6 minutos, descontou com Rudimar. A partida seguiu equilibrada e, aos 14 minutos, Pablo fechou o placar da primeira etapa em 3x1 para o time da Serra. No segundo tempo, o CPI se lançou ao ataque, mas não conseguia converter suas chances em gols. Com espaços na defesa adversária abertos, o Garibaldi aproveitou e marcou outras cinco vezes, inclusive com o goleiro Mano, que aproveitou que o adversário usava goleiro linha e, após fazer uma defesa, concluiu para o gol vazio. Quase no final da partida, Rudimar marcou o segundo gol para a agremiação porto alegrense. O time garibaldino aguarda o confronto entre Majewski (Porto Alegre) e Fainord (Santa Maria do Herval), na próxima segunda-feira (26), para conhecer o adversário na seminfinal.

A segunda partida foi mais equilibrada e emocionante. Com melhor aproveitamento e maior volume de jogo na primeira etapa, o Marechal Morkata saiu na frente do marcador logo aos 6 minutos, com gol de Lucão. Com a vantagem no marcador, a equipe de Caxias do Sul pode impor seu estilo de jogo, marcando forte e chegando com velocidade à frente. Só não aumentou a vantagem devido as boas defesas do goleiro Lucas. A Feevale trocava passes, mas não conseguia concluir as jogadas com qualidade, finalizando de longa distância e parando nas defesas do goleiro Duda.

Na volta do intervalo, a partida seguiu com a equipe de Novo Hamburgo buscando o gol, mas quem foi as redes foi o Marechal Morkata, desta vez com Juliano, aos 7 minutos. A desvantagem de 2 a 0 obrigou o treinador Zeca Brochier a colocar a equipe mais à frente, pressionando a saída de bola do adversário. A pressão surtiu efeito e, em pouco mais de um minuto, Becker e Didi igualaram o marcador. Feevale e Marechal seguiram na busca do gol da vitória até o último minuto, mas a igualdade no marcador permaneceu. Para decidir quem seguiria na competição, o confronto foi para as penalidades. Nos tiros livres diretos, quem levou a melhor foi o goleiro Japa, da equipe de Noia, que defendeu a quinta cobrança e garantiu a vaga da equipe hamburguense na semifinal. A Feevale enfrentará na próxima fase o vencedor de Flamengo X SER Alvorada no dia 30 para saber com quem jogará nas semifinais.

Cada vez mais emocionante
As quartas de final da 13ª Copa dos Campeões de Futsal seguem na próxima sexta-feira (23) com os duelos entre AGFA Futsal (Gravataí) e MM Campos (São Leopoldo), pela Máster 40, e do Expresso Futsal (Capão da Canoa) e Unidos da Campina (São Leopoldo), pela Adulto. Até o dia 30, serão sempre dois jogos por noite, as segundas e sextas-feiras. Quem vencer, segue vivo na luta pelo título e pelo carro zero quilômetros que será dado aos campeões da competição. A final está marcada para a noite de 21 de julho, quando serão cobrados como entrada para assistir aos jogos no Ginásio Edgar Piccioni dois quilos de alimentos não perecíveis.

O campeonato começou no dia 7 de abril com 24 times, divididos em seis grupos com quatro equipes cada na categoria Adulto. Os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores times classificados em terceiro lugar passaram para as oitavas de final. No mata-mata, a equipe que ficou na primeira posição geral enfrentou a que ficou em 16º; o segundo pegou o 15º; o terceiro encarou o 14º, e assim sucessivamente. Na Máster 40, foram quatro grupos com quatro times cada. Os quatro melhores já garantiram vagas para as quartas de final. As equipes colocadas entre o quinto e o 12º lugares se encararam também em cruzamento olímpico (5º X 12º, 6º X 11º, 7º X 10º e 8º X 11º) para definirem os outros quatro times das quartas de final.

A competição, que reúne 23 diferentes cidades do Rio Grande do Sul, está sendo realizada pela sétima vez consecutiva em Esteio. O torneio começou em 2005, na vizinha Sapucaia do Sul. Desde 2011, quando “se mudou” para Esteio, a competição leva um grande número de pessoas ao ginásio da Vila Olímpica com partidas acirradas e muitos gols. Na última edição, o campeão da categoria Adulto foi o Santa Tereza/Amigos do Feijão/Carioca Multimarcas, time que representou Sapucaia do Sul e Esteio. Pela categoria Máster 40, o vencedor foi o Rápido Garibaldi, da Serra Gaúcha

Até agora, foram disputados 74 jogos. As redes balançaram 435 vezes, uma média de 5,88 gols por partida. Adrianinho, do MM Campos (São Leopoldo) é o artilheiro da Máster 40, com nove tentos anotados. Gustavo Saraiva, do Flamengo (Esteio), com sete gols, lidera a tabela dos artilheiros da Adulto.


Resultados de segunda-feira (19)
Garibaldi 8 X 2 CPI Futsal*
Universidade Feevale 2 (5) X (4) 2 Marechal Morkata
*Máster 40

Próximas partidas
Máster 40*
Sexta-feira (23)
AGFA (Gravataí) X MM Campos (São Leopoldo)
26 de junho
Majewski (Porto Alegre) X Fainord (Santa Maria do Herval)
30 de junho
Azzurra (São Leopoldo) X Trianon (Esteio)
* Jogos às 20h30min

Categoria Adulto*
Sexta-feira (23)
Unidos da Campina (São Leopoldo) X Expresso Futsal (Capão da Canoa)
26 de junho
Só Pelada Futsal (Carlos Barbosa) X Afusca/D´Tools (Cachoeirinha)
30 de junho
Flamengo (Esteio) X SER Alvorada (Alvorada)
* Jogos às 21h30min


Confira a tabela completa em http://www.copadoscampeoesfutsal.com.br/jogos_w.php

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1