Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Prefeitura de Esteio lança Campanha do Agasalho 2024

16/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

A partir da próxima segunda-feira (22), servidores da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) vão distribuir 23 caixas de papelão, forradas com tecido e identificadas com um cartaz, nos pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2024, lançada na tarde desta terça-feira (16) no Salão Nobre da Prefeitura.  As roupas arrecadadas serão repassadas a entidades assistenciais e diretamente a pessoas em vulnerabilidade social. O objetivo da mobilização é superar os números do ano passado, quando as arrecadações ultrapassaram a marca de 22 mil peças.

Em sua fala na solenidade de lançamento, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu ao empenho de todas as pessoas que vão trabalhar na ação, servidores e voluntários, destacou que o lançamento da Campanha do Agasalho 2024 faz parte do Mês da Empatia, dedicado a ações em prol das pessoas mais necessitadas, e conclamou toda a sociedade esteiense para participar da ação. “Sempre que a gente chama, felizmente, e não por acaso somos a Capital Nacional da Solidariedade, as entidades e os voluntários nos respondem e dão essa contribuição para fazer com que a Campanha tenha o máximo de qualidade”, disse. “Fica esse chamado a todos. A gente vai ter muito êxito nesta campanha, em mais uma edição, mostrando que a gente faz jus ao título que temos e tornando mais simples o inverno”, continuou. No final, o prefeito disse que os pontos de coleta podem se multiplicar, com a adesão de mais empresas e entidades. “Com certeza, mais pontos de coleta faz com que nossa mensagem chegue mais longe e que a gente cative mais pessoas a doar. E isso se soma, claro, a muitas outras instituições que também fazem suas campanhas do agasalho. Não tem que ter concorrência nenhuma, porque, no final, quem vai se beneficiar disso é nossa população em vulnerabilidade social. Contamos com todos, que a gente possa encher muito essas caixas e fazer com que as doações cheguem lá na ponta, aos nossos irmãos e irmãs que mais precisem”, encerrou.

A primeira-dama Andrea Schneider Pascoal lembrou, em seu discurso, que o dia nublado e com temperatura mais amena foi apropriado para lançamento da Campanha do Agasalho, uma vez que faz com que as pessoas pensem no frio que vai vir e se coloquem no lugar das pessoas que não têm recursos para comprar roupas e agasalhos. “Já saímos de casa hoje vestindo um casaco ou levando um casaco porque já estávamos sentindo que o friozinho está vindo. E como será para aqueles que não tem um casaco para colocar?”, perguntou. “São essas reflexões que temos feito ao longo deste Mês da Empatia, para tentar nos colocar no lugar das outras pessoas”, disse. “Quem tem um olhar um pouquinho mais preocupado com o próximo, consegue compreender, rapidamente, que é terrível viver com frio”, afirmou. Andrea pediu a mobilização de todos. “Que nós, juntos, possamos dar o mínimo de dignidade para todas as pessoas que hoje não têm condições de comprar uma roupa, um agasalho, um cobertor, enfim, algo pra se aquecer neste inverno”, completou.

Titular da SMCDH, Cristiane Franco também destacou o trabalho de servidores e voluntários e apresentou as ações que serão desenvolvidas ao longo da Campanha. A arrecadação será feita até o final de julho nos 23 pontos de coleta – e outros que possam ser adicionados – e a doação será na Loja Social Fixa, localizada junto à Casa da Solidariedade (Rua Machado Lopes, 58 – Centro), e em nove edições da Loja Social Móvel.

Também fez uso da fala o vereador Fernando Luz, representando o Executivo Municipal. 

No final, o prefeito, a primeira-dama, a secretária e representantes do programa de voluntário Conta Comigo e das oficineiras do Centro de Geração de Trabalho e Renda (CGTR) fizeram as primeiras doações, que foram seguidas por outras pessoas que acompanharam a solenidade.


Feirão de Emprego
O mês de abril está sendo repleto de atividades voltadas aos moradores esteienses que necessitam de um olhar especial e ações de cuidado com o Mês da Empatia, criado pelo Gabinete da Primeira-Dama. As ações do programa serão voltadas às gestantes, idosos, crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua, imigrantes e refugiados.

Nesta quinta-feira (18), recrutadores de empresas, de agências de seleção de trabalhadores e da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional do Emprego (FGTAS/Sine) estarão no Espaço Oliveira Silveira, tradicional Rua Coberta, no Centro de Esteio, para o Feirão de Empregos. A ação ocorre entre 9h e 17h. De acordo com os organizadores, são mais de 9,2 mil vagas esperando pelos profissionais.


Campanha do Agasalho 2024
Quando: De segunda-feira (22) a 31 de julho

Pontos de arrecadação
Prefeitura de Esteio
Loja Social Fixa - Casa da Solidariedade
Secretaria Municipal da Saúde
Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos
Secretaria Municipal da Educação
Academia da 24
Academia Tri Esteio
Life Fitness Academia
Corpo de Bombeiros de Esteio
Brigada Militar de Esteio
Escola Adventista
Escola La Salle
Escola Risco e Rabisco
Escola São Francisco
Escola Tom e Jerry
Instituto de Educação Gustavo Nordlund
InBetta
Lojas Clip
Shopping Vida Bela
Magazine Luiza
CDL
Acise
Lions Centro


Pontos de doação
Loja Social Fixa - Casa da Solidariedade*
Quando:
De segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min
Local: Rua Machado Lopes, 58 – Centro

Lojas Sociais Móveis (sempre das 13h30min às 16h30min)
Parque Primavera 
Quando: De 6 a 10 de maio
Local: Centro de Convivência Território de Paz

Olímpica 
Quando
: De 13 a 16 de maio
Local: Salão da Igreja Mãe de Deus

Três Marias 
Quando
: De 20 a 23 de maio
Local: Salão da Igreja Santo Antônio Maria Claret

Votorantim 
Quando
: De 27 a 29 de maio
Local: Associação de Moradores

São Sebastião/Liberdade 
Quando
: De 3 a 6 de junho
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Jardim Planalto 
Quando
: De 10 a 13 de junho
Local: Praça da Juventude

Tamandaré 
Quando
: De 17 a 20 de junho
Local: Associação dos Moradores do Parque Tamandaré

Novo Esteio 
Quando
: De 24 a 27 de junho
Local: CTG Independência Gaúcha 

São José 
Quando
: De 1º a 4 de julho
Local: Igreja São José
* Nos dias das Lojas Sociais Móveis, não haverá atendimento na Loja Social Fixa


Programação do Mês da Empatia
Quinta-feira (18), das 9h às 17h
Atividade: Feirão de empregos 
Local: Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta)

Sábado (20), das 14h às 18h
Atividade: Meu Novo Amigo Pet 
Local: Parque Galvany Guedes

Segunda-feira (22), das 16h às 20h
Atividade: Balada da Inclusão 
Local: A definir

24 de abril, das 14h às 17h
Atividade: Baile da Empatia Idade de Ouro 
Local: Salão Paroquial da Igreja Coração de Maria

25 de abril, às 10h
Atividade: Lançamento do Programa Mulher + Segura 
Local: Salão Nobre da Prefeitura

27 de abril, às 9h
Atividade:
Seminário Diário Azul - Uma Jornada através do Autismo
Local: Salão Nobre da Prefeitura

30 de abril, das 9h às 16h
Atividade: Acolhendo com empatia Imigrantes e Refugiados
Local: Salão Nobre da Prefeitura
 

 

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

17

Leia notícias relacionadas