Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Ato solene empossa gestores com um cromossomo a mais

21/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Matheus Araújo e Adriano Rosa da Rocha

No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira (21), 18 estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Esteio e da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência de Esteio (Apapede) tiveram uma manhã diferente. Eleitos através de votação em rede social, como prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, dentro do projeto “Prefeito com um Cromossomo A+", eles tomaram posse em um ato no Salão Nobre da Prefeitura, que contou com discursos inflamados e abraços. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e Apae.

Laura Andrade Almeida (Apae) foi eleita como prefeita, enquanto Arthur Barreto Gomes (Apae) ficou com a vaga de vice-prefeito. A novidade deste ano foi a escolha de um Primeiro Cavalheiro, em substituição à Primeira-dama.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal salientou a manutenção do programa e seu crescimento com o passar dos anos. “Essa é a nossa oitava edição deste projeto que começou lá em 2017, com apenas o prefeito. Depois, ampliamos para o prefeito e vice e, hoje, temos todos os nossos cargos ocupados por um gestor com 1 cromossomo A+. O vice-prefieto Jaime da Rosa e eu estamos encerrando a nossa caminhada na Administração do município, com orgulho do legado que estamos deixando. E este é um projeto que muito nos anima“, disse o prefeito.

Pascoal falou ainda que a Gestão com 1 Cromossomo A+ é uma marca desse governo, mas que deverá permanecer para os próximos que assumirem. “Entendemos que os mais importantes legados que podemos deixar, não são apenas os que se materializam em obras, mas na realização de ações que mudam a vida de quem está envolvido. E neste caso, a mudança não está apenas para os eleitos, mas para todos nós que passamos a ter contato mais próximo com uma realidade que por vezes desconhecemos, mas que nos toca e nos ensina, de alguma maneira. Parabéns a todos os que participaram dessa ação e que essa parceria permaneça e cresça cada vez mais”, disse.

A diretora da Apae, Fernanda Girardi, falou da importância da data que, para além de lembrar a condição genética que atinge cerca de 270 mil pessoas no Brasil, é um dia de reflexões e luta. “Desde 2017, estamos unidos nesse projeto que permite trazermos essas pessoas para um outro lugar. Um espaço de protagonismo que todos eles tem. Então, minha fala, hoje, é de agradecimento a todos que se empenharam para que mais uma vez essa ação desse certo. Tivemos um desafio de escolher até mesmo um substitudo para a primeira-dama,. Foram mais de 10 mil votos, através de curtidas em redes sociais e que nos garantiu estarmos aqui, nesse momento festivo. Muito obrigada a todos”, disse.

Participaram da solenidade, ainda, o vice-prefeito, a presidente da Apae, Lizete Paim Basso, os vereadores Sandro Severo e Fernando Luz, além de secretários municipais e servidores da Prefeitura de Esteio.

No final da solenidade, os empossados visitaram a Prefeitura e secretarias.


Sobre a síndrome de Down
A síndrome de Down (SD) é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de enfermidades, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. A síndrome não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. (Fonte: Movimento Down – www.movimentodown.org.br).


O dia 21 de março
O Dia Mundial da Síndrome de Down, lembrado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A SD é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.

Existe um conjunto de alterações associadas à SD que exigem especial atenção e necessitam de exames específicos para sua identificação, são elas: cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas. Estudos nacionais revelam também, alta prevalência de doença celíaca (5,6%) em crianças com SD, que em caso de suspeita devem ser acompanhados por especialistas.

Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual – o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa (Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde/Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/21-3-dia-mundial-da-sindrome-de-down).


Gestão com 1 Cromossomo A+ 2024
Prefeita: Laura Andrade Almeida
Vice-prefeito: Arthur Barreto Gomes
Primeiro-Cavalheiro: Laerte Kohn Garcia
Chefe de Gabinete: Valentim Campos Ribeiro
Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos: Ana Clara Avila Greff
Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer: Rafael Eugênio Peixoto Ferreira
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: Gustavo Capelli Fontoura
Secretário Municipal de Educação: Lucas Geyer Izabel
Secretário Municipal da Fazenda: Everthon Carvalho Silveira
Secretário Municipal de Governança e Gestão: Marcelino Pereira Rossini
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Luíza Mendes
Secretária Municipal de Saúde: Vitor Miguel de Azevedo Velho
Secretária Municipal de Segurança Pública: Rafael Lemos Fay
Secretária Municipal de Urbanismo: Guilherme Toniolo Centeno
Procuradora-geral do Município: Ian Selau Machado
Diretor da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio: Lizabete Teichmann de Freitas
Diretor do Prev-Esteio: Matheus Pereira/Tiago Daniel Silveira Lopes
Diretor de Comunicação: Derivaldo Alves de Oliveira

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

56

Leia notícias relacionadas