Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Rodas de conversa vão abordar direitos da mulher

03/03/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Na próxima quarta-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Para marcar a data, a Coordenadoria da Mulher de Esteio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), programou uma série de atividades batizadas de “Mulher, venha conversar na Roda”. O primeiro encontro será realizado na próxima quinta-feira (9), às 14h, na Escola Municipal de Educação Básica Trindade, na Vila Pedreira.

Durante as reuniões, abertas à comunidade, comandadas pela coordenadora da mulher esteiense, Rosa Gué, serão abordados assuntos como direitos das mulheres e como buscar apoio na rede de proteção. Também será tratado sobre fatos históricos, como a conquista do voto feminino e a própria origem do Dia da Mulher.


A data e os direitos
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

A ONU enumerou os 12 direitos das mulheres: 1) Direito à vida; 2) Direito à liberdade e à segurança pessoal; 3) Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação; 4)  Direito à liberdade de pensamento; 5) Direito à informação e a educação; 6) Direito à privacidade; 7) Direito à saúde e a proteção desta; 8) Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família; 9) Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los; 10) Direito aos benefícios do progresso científico; 11) Direito à liberdade de reunião e participação política; 12) Direito a não ser submetida a torturas e maus-tratos.


Nove décadas do sufrágio feminino no Brasil
Quatro mulheres são consideradas ícones da longa luta das mulheres pelo direito ao voto no Brasil: Nísia Floresta, Leolinda de Figueiredo Daltro, Bertha Lutz e Almerinda Gama.


Mulher, venha conversar na roda
Quinta-feira (9), às 14h
EMEB Trindade (Rua José Pedro Silveira, 404 - Vila Pedreira)

13 de março, 9h
Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 206 - Parque Primavera)

14 de março, 9h
Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Sueli Luiza Peres (Rua Vereador Ernesto Menezes, 52 - Olímpica)

15 de março, 14h
Centro de Convivência do Idoso (Rua Max Kollert, 84 - Olímpica)

16 de março, 14h
Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Rua Rio Grande, 2.363 – São Sebastião)
 

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas