Cultura, Esporte e Lazer
Evento reúne amantes da poesia na Biblioteca Rui Barbosa
15/03/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Mateus Grechi
Poetas, educadores e amantes da poesia participaram nesta quarta-feira (14), na Biblioteca Municipal Rui Barbosa, do Sarau Literário em comemoração ao Dia da Poesia. Este ano, o evento lembrou a obra de Castro Alves, um dos maiores nomes nacionais do gênero em todos os tempos. Além de declamar e ouvir parte de trabalho do Poeta dos Escravos, os participantes puderam conferir a apresentação musical do maestro Renato Donini. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).
A titular da SMCEL, Tatiana Tanara, elogiou a dedicação das cerca de 20 pessoas que declamaram poesias próprias e de Castro Alves e lembrou que a poesia “é uma arte que enche a alma”. Mediadora do evento, Mara Franke foi parabenizada por todos pelo Dia da Bibliotecária, comemorado em 12 de março.
Dia da Poesia
Chamado de Poeta dos Escravos por combater ferozmente a escravatura no Brasil, Castro Alves teve uma vida curta e conturbada. Perdeu a mãe aos 12 anos, o irmão (melhor amigo), aos 17 e o pai, aos 19. Quando tinha 22 anos, o escritor baiano levou um tiro acidental na perna esquerda, durante uma caçada, e teve de amputar o pé. Aos 24 anos, morreu de tuberculose.
É autor de 17 poesias consideradas obras-primas da literatura brasileira, mas, em vida, publicou apenas um livro: Espumas Flutuantes, de 1870. O baiano é patrono da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras.
A data não é a única comemorativa da arte. A lei 13.131/2015 estabelece como Dia Nacional da Poesia o 31 de outubro, homenagem ao nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, falecido em agosto de 1987. Em 1999, a Unesco estabeleceu o 21 de março como Dia Mundial da Poesia.
Acervo
Com cerca de 15 mil obras no acervo, a Biblioteca Rui Babosa, localizada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), oferece livros das mais diversas categorias e tem espaço adequado para quem quiser ler no local ou levar as obras para casa. Basta trazer documentos pessoais e fazer a inscrição. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
15