Notícias
Cultura, Esporte e Lazer
Prefeito, vice-prefeito e secretários com um cromossomo a mais tomam posse
21/03/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira (21) no Paço Municipal Clodovino Soares marcou a posse dos eleitos na edição 2023 do projeto “Prefeito e secretários com cromossomo a mais”. A ação realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Município através das redes sociais da entidade, com mais de 8 mil votos registrados, marcou o Dia Mundial da Síndrome de Down.
Todos os órgãos que compõem a Administração Municipal tiveram representantes, incluindo a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Esteio (Prev-Esteio). Os eleitos receberam certificados e crachás dos titulares de cada pasta e, depois da solenidade, conheceram os espaços da Prefeitura e de suas respectivas secretarias e órgãos. A solenidade teve como uma das cerimonialistas a estudante Nathália Ramos, estagiária na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e que tem down. Este ano, o evento foi conduzido pela SMCEL, a pedido da titular da pasta, Tatiana Tanara, à secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Katiane Marques.
Em seu discurso, o prefeito Leonardo Pascoal lembrou da evolução do projeto. “Há seis anos, temos a alegria de poder vivenciar de forma mais intensa esse 21 de março. Nem o período da pandemia deixamos de realizar a ação, justamente porque a gente intende a importância que essa data tem”, comentou. Pascoal frisou que a data e a ação realizada ajudam no combate ao preconceito, que ainda existe com pessoas com síndrome de down. “Ele (preconceito) reside na ignorância e, para a gente conter a ignorância, nós precisamos levar conhecimento. Quando a gente faz uma campanha, compartilha, pede para as pessoas votarem, elas vão se aproximando, vão conhecendo uma realidade que, por vezes, está distante dela. Elas vão se envolvendo e, muitas vezes, quebrando estigmas, esteriótipos que elas criaram. Com isso, a gente vai conseguindo superar a ignorância e o preconceito”, exemplificou. O prefeito disse, ainda, que a ampliação do evento de solenidade de entrega vem justamente para valorizar ainda mais os participantes da ação e todas as pessoas com down.
Sobre a síndrome de Down
A síndrome de Down (SD) é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de enfermidades, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. A síndrome não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. (Fonte: Movimento Down – www.movimentodown.org.br).
O dia 21 de março
O Dia Mundial da Síndrome de Down, lembrado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A SD é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.
Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.
Existe um conjunto de alterações associadas à SD que exigem especial atenção e necessitam de exames específicos para sua identificação, são elas: cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas. Estudos nacionais revelam também, alta prevalência de doença celíaca (5,6%) em crianças com SD, que em caso de suspeita devem ser acompanhados por especialistas.
Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual – o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa (Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde/Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/21-3-dia-mundial-da-sindrome-de-down).
Prefeito e Secretários com Cromossomo a mais – Gestão 2023
Prefeito: Ian Selau Machado
Vice-prefeito: Laerte Kohn Garcia
Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos: Lucas Geyer Izabel
Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer: Asafe Gomes Morinel de Menezes
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: João Paulo Boeno Pires
Secretário Municipal de Educação: Valentim Campos Ribeiro
Secretário Municipal da Fazenda: Tiago Daniel Silveira Lopes
Secretário Municipal de Governança e Gestão: Rafael Lemos Fay
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Matheus Pereira da Silva
Secretária Municipal de Saúde: Ana Clara Avila Greff
Secretária Municipal de Segurança Pública: Lisabete Teichmann de Freitas
Secretária Municipal de Urbanismo: Luiza Mendes
Chefe de Gabinete: Erick Navarro Haigert
Procuradora-geral do Município: Sophia Adriana Pires de Paula
Diretor da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio: Roberto Lopes Feijó
Diretor do Prev-Esteio: Gustavo Capelli Fontoura
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
69